TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p3268-3284

Resumo

Este texto discorre sobre questões voltadas para o contexto educacional no período pandêmico. A metodologia parte uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, a partir de autores que discutem a temática demonstrando a fragilidade do ensino público, os desafios dos professores, dos alunos e familiares durante a pandemia da Covid-19. O estudo demonstrou que pensar em equidade no ensino, é necessário investir na formação docente promovendo saberes pedagógicos e também o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação -TDICs, pois é necessário equipar as escolas com acesso as tecnologias digitais. Sendo imprescindível fortalecer a manutenção e ampliação da escola pública e democrática como um bem comum, sem deslumbrar o ensino consumista personalizado pautado em ideias neoliberais que não inclui todos. Os apontamentos levantados, leva a refletir sobre as diversas ideologias e perspectivas educacionais, por isso é necessário compreende-las na íntegra. 

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Sousa Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Educação UNESP/Campus Rio Claro SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA; Graduada em Letras/Português/FAEL; Mestrado/UFPI; Especialização ( Lato Sensu) em LIBRAS; Educação Especial/Inclusiva - UEMANET e Gestão Ambiental FIJ. Professora do Magistério Superior Adjunto A, UFMA. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa; Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Participação Democrática e Direitos Humanos-GEPEPDH/UNESP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em "Políticas e Gestão da Educação Superior" - GEPES/UNESP. 

Elisangela Sousa de Araújo , Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus Pinheiro

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas/UFMA, Doutora em Ciências/ UFRRJ, Professora Associada 2 na Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Área de atuação: conservação de recursos genéticos locais e ensino de biologia. Membro do Grupo de Pesquisa em Biodiversidade e
Interdisciplinaridade em Ensino de Ciências Naturais- liderança

Lucio Carlos Dias Oliveira, Universidade Federal do Maranhão – UFMA Campus Pinheiro

Graduação em Educação física; graduação em Ciências Sociais; Mestrado e Doutorado em Educação. Professor do curso de Educação Física CCPI/UFMA l. Líder do grupo de Pesquisa da corporeidade CORPORALITÁ.

Roberto Santos Ramos , Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus Pinheiro

Doutor em Filosofia pela UERJ (2022). Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2002), Especialização em Educação Ambiental (UEMA), e Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas (UFMA). Professor da Universidade Federal do Maranhão do campus de Pinheiro. Área de interesse: Educação, com ênfase em Biologia, Ecologia, Gestão de Recursos Naturais, Educação Ambiental, Justiça Ambiental, Sustentabilidade e Desenvolvimento. 

Jaciele Santos da Silva Sousa, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Acadêmica do 12º período de Medicina na Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Elba Cristina Froz da Luz, Escola Municipal Inah Rego/ Presidente Sarney/MA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/Campus de Pinheiro, é docente da Escola Municipal Inah Rego/ Presidente Sarney/MA

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Publicado

2025-09-19

Como Citar

Silva, M. de F. S., Araújo , E. S. de, Oliveira, L. C. D., Ramos , R. S., Sousa, J. S. da S., & Luz, E. C. F. da. (2025). TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 3268–3284. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p3268-3284

Edição

Seção

Revisão de Literatura