Inteligência Artificial como Ferramenta de Personalização do Ensino
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p1789-1801Resumo
A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma das tecnologias mais promissoras para transformar a educação contemporânea, especialmente no que se refere à personalização do ensino. Este artigo tem como objetivo analisar como a IA pode ser utilizada como ferramenta para adaptar conteúdos, metodologias e ritmos de aprendizagem às necessidades individuais dos alunos. A personalização do ensino, viabilizada por algoritmos inteligentes, permite que estudantes avancem conforme seu próprio desempenho, recebam feedbacks personalizados e tenham acesso a trilhas de aprendizagem adaptativas. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica, contemplando autores que publicaram entre 2010 e 2025, com destaque para estudos de Blikstein, Baker, Holmes, Woolf, Vasconcelos, Guimarães Junior, Skodowski e Albuquerque. Os resultados apontam que a IA pode aumentar o engajamento dos alunos, melhorar o desempenho acadêmico e apoiar professores na tomada de decisões pedagógicas. No entanto, também foram identificados desafios significativos, como a privacidade dos dados, o viés algorítmico, a formação docente e a desigualdade no acesso às tecnologias. A análise crítica dos autores revela que, embora a IA não substitua o papel do professor, ela pode atuar como aliada na construção de ambientes de aprendizagem mais inclusivos, dinâmicos e eficazes. O artigo conclui que a implementação ética e contextualizada da IA na educação é essencial para garantir que seus benefícios sejam amplamente acessíveis. Além disso, são sugeridas direções para estudos futuros, como o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à capacitação docente e à infraestrutura tecnológica nas escolas. Este trabalho contribui para o debate sobre inovação educacional e oferece subsídios teóricos para pesquisadores, educadores e gestores interessados em integrar a IA de forma responsável e estratégica no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
Inteligência artificial, personalização do ensino, aprendizagem adaptativa, tecnologia educacional
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jefferson Fellipe Jahnke, José Carlos Guimarães Junior, Felipe Formiga Tavares, Nilo Ricardo Corrêa de Mello Júnior, Girlandio Pedro Dantas, Hilke Carlayle de Medeiros Costa, Priscila Gonçalves Soares dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.