Desafios Éticos e Pedagógicos da Inteligência Artificial na Educação
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p976-992Palavras-chave:
Inteligência artificial, ética educacional, mediação pedagógica, privacidade de dadosResumo
A crescente incorporação da inteligência artificial (IA) nos ambientes escolares tem provocado transformações profundas na forma como o ensino é concebido, estruturado e vivenciado, exigindo dos educadores, gestores e pesquisadores uma reflexão crítica sobre os limites e riscos associados ao uso dessas tecnologias. Este artigo tem como objetivo analisar os desafios éticos e pedagógicos que emergem da aplicação da IA na educação, com especial atenção para questões como a privacidade dos dados dos alunos, a dependência excessiva da tecnologia e o papel insubstituível do professor como mediador humano. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica criteriosa, contemplando oito autores reais com publicações entre 2010 e 2025, cujas contribuições oferecem subsídios teóricos e práticos para compreender as implicações da IA no contexto educacional. Os resultados apontam que, embora a IA apresente potencial para personalizar o ensino, otimizar processos e ampliar o acesso ao conhecimento, sua implementação sem critérios éticos claros pode comprometer a autonomia dos estudantes, reduzir a interação humana e acentuar desigualdades educacionais. A análise dos autores revela que a proteção dos dados pessoais dos alunos deve ser tratada como prioridade, especialmente diante da crescente coleta e processamento de informações sensíveis por sistemas automatizados. Além disso, destaca-se o risco de uma dependência tecnológica que pode enfraquecer a capacidade crítica dos estudantes e limitar o papel do professor à mera supervisão de algoritmos. O artigo conclui que a integração da IA na educação deve ser pautada por princípios éticos, pedagógicos e democráticos, garantindo que a tecnologia seja utilizada como ferramenta de apoio e não como substituto da mediação humana. São sugeridas direções para estudos futuros que aprofundem a compreensão sobre os impactos da IA na subjetividade dos alunos, na formação docente e na construção de ambientes de aprendizagem mais humanos, inclusivos e reflexivos.
Downloads
Referências
COSTA, C.; MOREIRA, A.; DOMINGUES, I. Aprendizagem híbrida e metodologias ativas. São Paulo: Penso, 2021.
HOLMES, W.; BIALIK, M.; FADEL, C. Artificial Intelligence in Education: Promises and Implications for Teaching and Learning. Boston: Center for Curriculum Redesign, 2019.
LUCKIN, R. Machine Learning and Human Intelligence: The Future of Education for the 21st Century. London: UCL IOE Press, 2017.
MATTOZO, E.; CARDOZO, P. F. Desafios éticos e inovações pedagógicas: a inteligência artificial na educação contemporânea. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 10, n. 11, p. 1–20, nov. 2024.
SANTOS, E.; LAMOSA, R.; MARTINS, I.; PAIVA, F. V. Inteligência artificial generativa na educação básica e superior: desafios éticos e possibilidades pedagógicas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 45–68, 2025.
SANTOS, G. A. C. P.; MIRANDA, F. S. M. P.; SANTOS, R. Desafios éticos da inteligência artificial na formação docente. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 22–40, 2025.
SELWYN, N. Education and Technology: Key Issues and Debates. London: Bloomsbury Academic, 2016.
SELWYN, N. Should Robots Replace Teachers? AI and the Future of Education. Cambridge: Polity Press, 2022.
VALENTE, J. A. Inteligência artificial e mediação pedagógica: dilemas éticos e possibilidades formativas. Educar em Revista, Curitiba, n. 81, p. 1–20, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Carlos Guimarães Junior, Erica Lamara Gomes Alves Grigorio; Dorimar Souza Leal; Elaíse Amaral Corrêa , Ricardo Batista Ferreira, Roger de Souza Lucas , Roberto Lopes Sales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.