A Educação STEAM e o uso de hardware aberto
Uma experiência no ensino de lógica na Educação Profissional Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p539-555Palavras-chave:
Educação STEAM, Hardware Aberto, Lógica de Programação, Educação Profissional e Tecnológica, ArduinoResumo
Em um cenário de rápidas transformações tecnológicas, é preciso pensar educação em formatos que desenvolvam habilidades integradas, um destaque especial está na Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math) que propõe uma abordagem interdisciplinar e ativa. Este estudo teve como objetivo analisar o impacto do uso da metodologia STEAM, aliada ao hardware aberto Arduino, no ensino de lógica de programação em um curso técnico profissionalizante. A pesquisa, de abordagem quali-quantitativa e delineamento exploratório, envolveu 28 estudantes. metodologia consistiu na aplicação de uma atividade prática focada na construção de circuitos com Arduino, projetada para explorar conceitos de lógica de programação. Os dados foram coletados por meio de observação não participante e avaliação sistemática das soluções desenvolvidas pelos grupos de estudantes. Os achados indicaram que a abordagem STEAM, mediada pelo hardware aberto, facilitou o processo de aprendizagem e impulsionou o desenvolvimento de competências essenciais para a área. Observou-se um impacto positivo na compreensão de conceitos abstratos e na capacidade de resolução de problemas, apesar de alguns desafios inerentes à implementação. Concluindo-se que a metodologia STEAM com hardware aberto é uma estratégia pedagógica interessante para o ensino de lógica de programação na Educação Profissional e Tecnológica, contribuindo para uma formação alinhada às demandas do século XXI. Os resultados reforçam a relevância de abordagens ativas e da formação docente para maximizar seu potencial transformador.
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