Estética do Cotidiano

sensibilidade como percurso na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p178-201

Palavras-chave:

Experiência Estética, Estética do Cotidiano, Educação Infantil, Professor

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender como a estética do cotidiano pode enriquecer o desenvolvimento integral das crianças. A estética do cotidiano é considerada uma vertente emergente da teoria estética contemporânea e investiga como eventos, objetos e ações oriundas da vida diária podem ser fonte de experiências estéticas. São apresentados os fundamentos da estética do cotidiano nas perspectivas de Katia Mandoki e Yuriko Saito na relação com o cotidiano contemporâneo infantil. A pesquisa qualitativa teórico-bibliográfica revisita a literatura científica em uma revisão narrativa. Os resultados indicam um espaço de vivências estéticas no cotidiano escolar, que incorporadas nas práticas pedagógicas, promovem criatividade e liberdade de expressão. A integração estética nas rotinas escolares é fundamental para o desenvolvimento emocional, social, físico e cognitivo, conforme documentos orientadores brasileiros. O estudo sugere a formação continuada de professores para reconhecer e valorizar essas experiências estéticas, propondo investigações futuras em diferentes contextos educacionais.

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Biografia do Autor

Makeila Alves Piazza, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná, no qual é bolsista CAPES/PROEX dentro da linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2025), Graduada em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2012) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2023). Possui especialização em Cinema pela Universidade Tuiuti do Paraná (2016) e em Educação Transformadora pela Faculdade Vicentina (2018). Tem experiência na área de Arte Educação, lecionando na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. De 2017 a 2022 atuou como arte educadora e coordenadora no espaço de brincar Casa Poppis. Desenvolve pesquisa em arte e educação, com foco em experiências e vivências estéticas que articulem arte, a natureza e o brincar como potência para explorar e desenvolver as múltiplas linguagens na infância. (Texto informado pelo autor)

Felicia Siemsen, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2022); especialista em Docência do Ensino Superior - Claretiano Centro Universitário (2019). Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura - Claretiano Centro Universitário (2014) e graduação em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1989). Atuou como professor contratado da Associação Pedagógica Antroposófica Turmalina até 2019. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil atuando no âmbito da coordenação pedagógica. Atua como docente na Formação de Professores Waldorf de Recife (PE) de 2017 a 2020 e em Aracajú (SE) em 2021, atuando como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias e tutorias pedagógicas voltadas às discussões em torno das concepções de Rudolf Steiner. Atua como orientadora de professores e pais desde 2019. Atualmente faz o Doutorado em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e está como bolsista com dedicação exclusiva pela CAPES. Realizou o Doutorado sanduíche pelo Programa PRINT - Programa Institucional de Internacionalização em Educação na Alanus Hochschule em Alfter, na Alemanha. Participa no Grupo de Pesquisadores do Institut of Conscious Education and Social Transformation (CEST), Alemanha, desenvolvendo a pesquisa científica após o retorno ao país tendo a CAPES como instituição de fomento.

Humberto Costa, Universidade Federal do Paraná

Profissional com considerável experiência no ensino superior. No âmbito acadêmico, atuo como professor universitário em cursos de graduação/licenciatura em Design Gráfico, Design de Interiores, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Internacionais. Atuei como professor em diversos cursos de especialização lato sensu e em cursos de pós-graduação stricto sensu. Desenvolvi e coordenei cursos de especialização (lato sensu), colaborando diretamente para com a formação de mais de 200 alunos. Orientei monografias de conclusão de cursos de graduação/licenciatura e monografias de conclusão de cursos de pós-graduação/Especialização. No doutoramento em Design, desenvolvi uma ferramenta para avaliar a estética dos serviços, tendo por base o Service Design. No doutoramento em Educação, elaborei diretrizes para integrar a Educação Estética em cursos superiores relacionados com o Design, a Arte e a Comunicação. No estágio pós-doutoral realizado na Universidade do Porto / Portugal e com auxílio do CNPq, promovi o aperfeiçoamento do protocolo AEP-COSSA. Em 2020, iniciei um estágio pós-doutoral no departamento de Educação da UFPR, atuando como pesquisador no projeto Smartminds: internacionalização das Humanidades na esfera pública digital, com o auxilio da CAPES/PRINT. Contribuo como pesquisador no Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR e atuo como parecerista ad hoc para periódicos científicos na área do Design e da Educação. Participo e participei de projetos de pesquisa no âmbito do Design, do Service Design e Educação Estética em Design.Profissionalmente, atuo com objetividade e coerência, visando alcançar o melhor e mais breve resultado. Possuo iniciativa, sou prático, sociável e determinado. Sou habilitado em lidar com as mudanças, correr riscos e enfrentar situações imprevistas. Possuo comando e busco alcançar os resultados esperados de forma resiliente e motivadora. Desempenho as tarefas com eficácia e com responsabilidade. Nas relações interpessoais, interajo de forma positiva, espontânea e persuasiva. Trato os assuntos de forma direta e objetiva. Progressão acadêmica: Pós-doutorado em Educação (UFPR. Apoio: CAPES/PRINT: SmartMinds). Pós-doutorado em Engenharia e Gestão Industrial (Service Design) pela Universidade do Porto / Portugal (apoio: CNPq - Processo: 203785/2017-7). Doutor em Design (Service Design) e Doutor em Educação (Educação Estética), ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Filosofia. Especialista em Design Instrucional para EaD (UNOESTE) e especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens (PUC/PR). Graduado em Design do Produto.

Tania Stoltz, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987), em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1984), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1992), doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), pós-doutora pelos Archives Jean Piaget, em Genebra, Suíça (2007), pós-doutora pela Alanus Hochschule, Alemanha (2011-2012). e pós-doutora pela Universität Witten-Herdecke, Alemanha (2023-2024). Coordenou o acordo de cooperação científica entre a Universidade Federal do Paraná e os Archives Jean Piaget, em Genebra, na Suíça (2003-2008). Desde 2008 é coordenadora do acordo de cooperação científica entre a Universidade Alanus, em Alfter, Bonn (Alemanha) e a Universidade Federal do Paraná, participando do grupo internacional de estudos e de pesquisas em rede do CEST - Institute of Conscious Education and Social Transformation, na Alanus Hochschule, Alemanha. Atua desde 1996 como professora com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Paraná, atualmente como Titular. Chefe do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR de 2004 a 2006 e de 2006 a 2008. Coordenadora do Centro de Assessoramento Pedagógico do Setor de Educação da UFPR de 2008 a 2010. Membro do Board of Directors da Jean Piaget Society, EUA, gestão 2016-2019 e de 2024-2027. Desde 2023 participa da Vignette and Anecdote Research Network, com sede na Universidade de Viena. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando como orientadora de dissertações e teses voltadas principalmente às discussões em torno dos pensamentos de Jean Piaget, Rudolf Steiner e Lev Vygotsky. Bolsista produtividade do CNPq.

Ettiène Cordeiro Guérios, Universidade Federal do Paraná

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Licenciatura em Matemática (1976), graduação em Licenciatura em Pedagogia (1982), Especialização em Metodologia do Ensino nas Séries Iniciais (1988) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1988). Possui doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) sendo também Vice coordenadora (2019-2021; 2021-2023). Líder do Grupo de Pesquisa certificado: TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática. Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa (Certificado): a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Membro do Comitê Científico do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin. Membro da coordenação do Núcleo Disciplinar Educação para Integração da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM, 2008-2024). Membro do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências Físicas e Biológicas da UFPR. Diretora do Setor de Educação da UFPR (2006-1010). Vice Presidente Região Sul (2008-2009) e Vice Presidente Nacional (2010) do Fórum Nacional de Faculdades de Educação de Instituições Públicas Brasileiras (FORUMDIR). Representante institucional da Cátedra UNESCO Inovações Pedagógicas no Ensino Superior (2002-2012). Coordenadora adjunta e pedagógica do Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores da Educação Básica da Rede Nacional de Formação de Professores do MEC (2004 -2006). Secretária Geral fundadora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-PR,1998) e Primeira Secretária (2007-2010 e 2010-2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores (inicial e continuada), educação matemática, ensino de matemática, didática e metodologia do ensino em todos os níveis, estudos da complexidade na perspectiva do pensamento complexo.

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Alves Piazza, M., Siemsen, F., Costa, H., Stoltz, T., & Cordeiro Guérios, E. (2025). Estética do Cotidiano: sensibilidade como percurso na educação infantil. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 178–201. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p178-201

Edição

Seção

Revisão de Literatura