Estética do Cotidiano
sensibilidade como percurso na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p178-201Palavras-chave:
Experiência Estética, Estética do Cotidiano, Educação Infantil, ProfessorResumo
Este artigo tem o objetivo de compreender como a estética do cotidiano pode enriquecer o desenvolvimento integral das crianças. A estética do cotidiano é considerada uma vertente emergente da teoria estética contemporânea e investiga como eventos, objetos e ações oriundas da vida diária podem ser fonte de experiências estéticas. São apresentados os fundamentos da estética do cotidiano nas perspectivas de Katia Mandoki e Yuriko Saito na relação com o cotidiano contemporâneo infantil. A pesquisa qualitativa teórico-bibliográfica revisita a literatura científica em uma revisão narrativa. Os resultados indicam um espaço de vivências estéticas no cotidiano escolar, que incorporadas nas práticas pedagógicas, promovem criatividade e liberdade de expressão. A integração estética nas rotinas escolares é fundamental para o desenvolvimento emocional, social, físico e cognitivo, conforme documentos orientadores brasileiros. O estudo sugere a formação continuada de professores para reconhecer e valorizar essas experiências estéticas, propondo investigações futuras em diferentes contextos educacionais.
Downloads
Referências
BARBOSA, M. C. S. O Deus das pequenas coisas. In: MARTINS FILHO, A. J. (Ed.). Minúcias da vida cotidiana no fazer-fazendo da docência na educação infantil. Florianópolis: Editora Insular, 2020. p. 9-12.
BARBOSA, M. C. S..; HORN, M. G. S. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BARBOSA, M. C. S..; HORN, M. G. S. Organização do espaço e tempo na escola infantil. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BALANDIER, G. Essai d’identification du quotidien. Cahiers Internationaux de Sociologie, v. 74, p. 5-12, 1983.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, SEB, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/19394.htm. Acesso em: 22 jul. 2019.
BRASIL. Práticas Cotidianas na Educação Infantil: Bases para a Reflexão sobre as orientações curriculares. MEC: UFRGS, Brasília, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC, SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 12 nov. 2020.
BENJAMIN, W. (2009). Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Summus.
BOTELHO, Louise L. R.; CUNHA, Cristiano C. de A.; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 121–136, 2011. DOI: 10.21171/ges.v5i11.1220. Disponível em: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 10 mai. 2023.
BROUGÈRE, G. Vida cotidiana e aprendizagens. In: BROUGÈRE, Gilles; ULMANN, Anne-Lise (Orgs.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p. 11-23.
CAMPEOTTO, F.; VIALE, Claudio Marcelo. Educar através de la experiencia estética: el museo según John Dewey. Diálogos pedagógicos, Córdoba, v. 34, p. 152-177, 2020. Disponível em: https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/175067. Acesso em: 3 jan. 2024.
COUTINHO, A. S. Os bebês no cotidiano da creche: ação social, corpo e experiência. In:
FOCHI, P. S.; CARVALHO, R. S. de (Org.). Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 105-114, set./dez. 2017.
COSTA, H.; STOLTZ, T. Estesia, Educação e Design: rumo à Educação Estética. São Paulo: Pimental Cultural, 2021.
CRAEMER, U. Respeito à diversidade de Infâncias e o seu brincar. In: FRIEDMANN, Adriana. et al. Olhares para as crianças e seus tempos: caminhos, frestas e travessias. Cachoeira Paulista, SP: Passarinho/Diálogos Embalados, 2022. p. 14-16.
DEWEY, J. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DICIO. Disponível em: https://www.dicio.com.br/cotidianos/. Acesso em: 17 jan. 2024.
DUARTE JÚNIOR, J. F. O sentido dos sentidos. Criar Edições, 2001.
EASTON, F. Educating the whole child, “head, heart, and hands”: learning from the Waldorf experience. Theory into Practice, Columbus, v. 36, n. 2, p. 87-94,1997. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/1477378. Acesso em: 21 fev. 2021.
FERGUSON, D.; KUBY, C. Curricular, relational, and physical spaces in the Japanese Hoikuen. International Journal of Early Childhood, Dordrecht, v. 47, n. 3, p. 403-421, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s13158-015-0151-z. Acesso em: 15 fev. 2021.
FOCHI, P.; CARVALHO, R. de. Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 1-15, set./dez., 2017.
FOCHI, P.; CARVALHO, R. de. Pedagogia do cotidiano: reivindicações do currículo para a formação de professores. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 16-23, set./dez., 2017.
FRIEDMANN, A. A importância do respeito às vidas das crianças na Primeira Infância na perspectiva antropológica. In: FRIEDMANN, Adriana. et al. Olhares para as crianças e seus tempos: caminhos, frestas e travessias. Cachoeira Paulista, SP: Passarinho/Diálogos Embalados, 2022. p. 18-34.
GONZALEZ-MENA, J. Fundamentos da Educação Infantil: ensinando crianças em uma sociedade diversificada. 6.ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.
GRACYK, T. Review of everyday aesthetics: prosaics, the play of culture and social identities; Everyday aesthetics, por MANDOKI, K; SAITO, Y. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v.66, n. 4, p. 422-424, 2008. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/40206380. Acesso em: 10 out. 2023.
GREEMAN, J. Caring spaces, learning spaces: children’s environments that work. Redmont, WA: Exchange Press,1988.
HAAPALA, A. On the aesthetics of the everyday: familiarity, strangeness, and the meaning of place. In: LIGHT, A.; SMITH, J. M. (Eds.). The aesthetics of everyday life. New York: Columbia University Press, 2005.
HAUBERT, L. E. John Dewey e as raízes da estética do cotidiano. Cognitio: Revista de Filosofia, v. 24, n. 1, p. E61338, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2316-5278.2023V2411:E61338 Acesso em: 07 out. 2023.
HEPBURN, R. Contemporary aesthetics and the neglect of natural beauty. Wonder and other essays: eight studies in aesthetics and neighboring fields. Edinburgh: University Press at Edinburgh, 1984.
IANNILLI, G. L. Everyday aesthetics. International Lexicon of Aesthetics. Autum Edition, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.7413/18258630039. Acesso em 12 dez. 2023.
INSTITUTO ALANA. Disponível em: https://alana.org.br/governo-transicao/. Acesso em 11 nov. 2022.
KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas nas pesquisas com crianças. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 41-59, jul. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000200003. Acesso em: 10 nov. 2022.
KRAMER, S. (Org.). Retratos de um desafio: crianças e adultos na Educação Infantil. São Paulo: Ática, 2006.
KRAMER, S.; PENA, A. Vulnerabilidade e ética na pesquisa em educação. Ética e pesquisa em Educação: subsídios, p. 72, 2019.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas 2003.
LAMEIRÃO, L. Pedagogia, prática pedagógica, conhecimento e cultura: o desenvolvimento do corpo astral: a força da transformação da alma em fantasia, percepção e capacidade de julgar. São Paulo: FEWB, 2017.
LAMEIRÃO, L. A estrela que acompanha a Primeira Infância. In: FRIEDMANN, A. et al. Olhares para as crianças e seus tempos: caminhos, frestas e travessias. Cachoeira Paulista, SP: Passarinho/Diálogos Embalados, 2022. p. 50-63.
LANZ, H.R. Educação, cultura e estética na primeira infância:Projeto Amares, Colônia, Alemanha. Conhecer: debate entre o público e o privado. vol. 09, n. 23, p. 220-240, 2019. Disponível em: https://https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1178. Acesso em: 31 jul. 2020.
LAROSSA BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. 2002. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_ 04_J0RGE_LARROSA_ BONDIA.pdf. Acesso em: 05 jan. 2024.
LEDDY, T. The extraordinary in the ordinary: the aesthetics of everyday life. Peterborough: Broadview Press, 2012.
LEDDY, T. Everyday surface aesthetic qualities: neat, messy, clean, dirty. Journal of Aesthetics and Art Criticism. v. 53, n. 259, 1995.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.
MALAGUZZI, L. História, ideias e filosofia básica. In: Edwards, Carolyn; Gandini, Lella; Forman, George. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MANDOKI, K. The sense of earthiness: everyday aesthetics. Diogenes, v. 59, p. 138-147, 2013.
MANDOKI, K. Everyday aesthetics: prosaics. The play of culture and social identities, 2007.
MARTINS FILHO, A. J. Minúcias da vida cotidiana no fazer-fazendo da docência na educação infantil. 1.ed. Florianópolis, SC: Editora Insular, 2020.
MELCHIONNE, K. Definition of everyday aesthetics. Revista KEPES, v. 14, n. 16, p. 175-183, jul./dez., 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17151/kepes.2017.14.16.8. Acesso em: 10 out. 2023.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção / Maurice Merleau-Ponty; tradução Reginaldo Di Piero. São Paulo: Livraria Freitas Bastos ,1 º edição, 1971.
OLIVEIRA, F.F. de. Experiência estética infantil e a relação com obra de arte nos espaços artísticos. Olhar do Professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.17645.078. Acesso em: 04 abr. 2025.
PARANÁ. Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações. Curitiba: Seed, 2018. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Educação Infantil e Componentes Curriculares do Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/bncc/2018/referencial_curricular_parana_cee.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.
PEREIRA, F. Campos de experiência e a BNCC: um olhar crítico. Revista Zero-a-seis, Florianópolis, v. 22, n. 41, p. 73-89, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n41p73. Acesso em: 02 ago. 2020.
RITSCHER, P. Slow School: pedagogia del quotidiano. Florença: Giunti, 2011.
ROSEMBERG, F. Criança pequena e desigualdade social no Brasil. In: M.C. FREITAS (Org.). Desigualdade social e diversidade cultural na infância e juventude. São Paulo: Cortez, p. 49-86, 2006.
RICHTER, I.M. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2000.
SAITO, Y. Everyday aesthetics. Nova York: Oxford University Press, 2007.
SAITO, Y. Everyday aesthetics. Philosophy and Literature, The John Hopkins University Press, EUA, v. 25, n.1, p. 87-95, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1353/phl.2001.0018 Acesso em: 10 out. 2023.
SENHORINHO, J. M. Um convite à filosofia de Yuriko Saito. Notas biográficas, resenha e bibliografia, 2021. Disponível em: https://germinablog.files.wordpress.com/2021/09/yuriko-saito-notas-biograficas.pdf. Acesso em: 07 out. 2023.
SHIH, Y. Investigating the aesthetic domain of the “early childhood education and care curriculum framework” for young students in Taiwan. International Journal of Education and Practice, New York, v. 8, n. 1, p. 37-44, 2020. Disponível em: https://doi.doi.org/10.18488/journal.61.2020.81.37.44. Acesso em: 31 jul. 2020.
SHIH, Y. Aesthetic education for young children in Taiwan: importance and purpose. International Education Studies, Toronto, v. 11, n. 10, p. 91-95, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5539/ies.v11n10p91. Acesso em: 31 jul. 2020.
SIEMSEN, F. A relação entre o professor e a criança bem pequena: uma experiência estética. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
SIEMSEN, F.; STOLTZ, T. Educação da criança bem pequena em Rudolf Steiner e Emmi Pikler: a estética do cuidado no desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. Curitiba: Juruá, 2022.
STACCIOLI, G.; RITSCHER, P.; FOCHI, P. O laboratório da maravilha: marcas do cotidiano para a construção de uma pedagogia que acolhe o universo das crianças. In: FOCHI, P.; CARVALHO, R. de (Orgs.). Pedagogia do cotidiano: reivindicações do currículo para a formação de professores. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 159-168, 2017.
STEINER, R. A educação da criança: segundo a ciência espiritual. 3. ed. São Paulo: Antroposófica, 1996.
STOLTZ, T.; WEGER, U. O pensar vivenciado na formação de professores. Educar em Revista, Curitiba, n. 56, p. 67-83, abr./jun. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.41444. Acesso em: 25 jul. 2019.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/. Acesso em: 15 ago. 2020.
WALSH, B.; PETTY, K. Frequency of six early childhood education approaches: a 10-year content analysis of early childhood education journal. Early Childhood Education Journal, v. 34, n. 5, 2007. Disponível em: http://doi.10.1007/s10643-006-0080-4. Acesso em: 25 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Makeila Alves Piazza, Felicia Siemsen, Humberto Costa, Tania Stoltz, Ettiène Cordeiro Guérios

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.