A Inteligência Emocional para Retenção de Talentos: Proposta de Intervenção em um Estudo de Caso sobre Soft Skills e Resultados Operacionais

Autores

  • Amanda Amazonas do Santos
  • Luana Graziela Coutinho de Souza
  • José Carlos Alves Roberto
  • José Roberto Lira Pinto Junior

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p6316-6338

Palavras-chave:

Inteligência Emocional; Soft Skills; Retenção de Talentos; Clima Organizacional; Desempenho Operacional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo realizado na empresa Verde Comércio de Peças e Lubrificantes Ltda, do segmento automotivo, localizada em Manaus, onde foi realizado um diagnóstico organizacional para avaliar a influência das práticas de Gestão de Recursos Humanos nos índices de turnover, engajamento dos colaboradores e clima organizacional. A questão norteadora deste estudo é: De que maneira a implementação de programas voltados ao desenvolvimento da Inteligência Emocional em gestores e equipes pode contribuir para a retenção de talentos e, consequentemente, para a maximização dos resultados operacionais em empresas do setor de automotivo? O objetivo geral é investigar como o desenvolvimento da inteligência Emocional influência positivamente o clima organizacional, reduz os índices de rotatividade e promove ganhos em produtividade e desempenho operacional. A metodologia utilizada caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e estudo de caso de natureza qualitativa, com fins exploratórios e descritivos, sendo analisada por meio de artigos científicos, que discutem a relação entre Inteligência Emocional, retenção de talentos e desempenho organizacional. O principal resultado esperado é que as propostas de intervenções, apresentando estratégias direcionadas ao aprimoramento das soft skills, com foco especial na IE, sirva como modelo para que a empresa Verde Comércio busque alinhar o desenvolvimento humano e desempenho competitivo, onde a Inteligência Emocional atua como elemento-chave na retenção de talentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, M. de L.; GAMA, S. A. da; ALVES, V. de A.; ROBERTO, J. C. A.; PINTO JUNIOR, J. R. L. A influência da gestão de estoque na performance estratégica do setor de logística empresarial. Cuadernos de Educación y Desarrollo - QUALIS A4, [S. l.], v. 17, n. 4, p. e8102, 2025. DOI: 10.55905/cuadv17n4-115. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/8102. Acesso em: 25 set. 2025.

DA SILVA, Beatriz Xavier Ferreira; CAROLINA NETO, Victória; GRITTI, Neusa Haruka Sezaki. SOFT SKILLS: rumo ao sucesso no mundo profissional. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 17, n. 1, p. 829–842, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.797. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/797. Acesso em: 27 set. 2025.

LEITE , Gerlis Dutra da Silva. A APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DE CULTURAS ORGANIZACIONAIS DE ALTA PERFORMANCE. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 16, n. 44, 2025. DOI: 10.56238/levv16n44-068. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/TPB83. Acesso em: 27 set. 2025.

LIMA, Ariane Nogueira de; PASSOLONGO, Michelle Beatriz; ROBERTO, Tiago Moreno Lopes; LUZ, Priscilla Barbosa; OLIVEIRA, Elimeire Alves de; SILVA, Suéllen Danúbia da. IMPACTO DO TURNOVER EM DIVERSAS CULTURAS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 11, n. 8, p. 2825–2843, 2025. DOI: 10.51891/rease.v11i8.20777. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/20777. Acesso em: 28 set. 2025.

LUCAS, C. do N. RESILIÊNCIA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS: PILARES ESSENCIAIS QUE SUSTENTAM A PRÁXIS. Revista Contemporânea, [S. l.], v. 5, n. 8, p. e8953, 2025. DOI: 10.56083/RCV5N8-114. Disponível em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/8953. Acesso em: 27 set. 2025.

QUEIROZ, A. E. de C.; SABÓIA, C. S. de S.; ANDRADE, M. P.; ROBERTO, J. C. A. Análise e Proposta de Intervenção para Melhoria da Gestão Organizacional na Inovaqualisaúde Serviços de Saúde e Comércio de Vestuário Ltda. Cuadernos de Educación y Desarrollo - QUALIS A4, [S. l.], v. 17, n. 5, p. e8305, 2025. DOI: 10.55905/cuadv17n5-030. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/8305. Acesso em: 25 set. 2025.

SANTOS, A. O. dos; TORRES, I. C. T.; LIMA, J. B. A. de; ROBERTO, J. C. A.; PINTO JUNIOR, J. R. L. Implementação de políticas de endomarketing para maximização dos resultados organizacionais: um estudo de caso realizado na SV Instalações. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e15715, 2025. DOI: 10.54033/cadpedv22n6-212. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/15715. Acesso em: 25 set. 2025.

VIANA, A. S.; QUISPE, G. A.; ROBERTO, J. C. A.; PINTO JUNIOR, J. R. L. Como a realização de um workshop online pode contribuir para o fortalecimento do marketing estratégico em uma empresa de materiais hospitalares da Região Norte. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e15730, 2025. DOI: 10.54033/cadpedv22n6-219. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/15730. Acesso em: 25 set. 2025.

Downloads

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Santos, A. A. do, Souza, L. G. C. de, Roberto, J. C. A., & Pinto Junior , J. R. L. (2025). A Inteligência Emocional para Retenção de Talentos: Proposta de Intervenção em um Estudo de Caso sobre Soft Skills e Resultados Operacionais. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 6316–6338. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p6316-6338

Edição

Seção

Estudo de Caso