O Impacto das Estratégias de Marketing Digital nas Vendas da Empresa DH ANDRADE DE SOUZA - ME
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p6145-6163Palavras-chave:
Marketing Digital; Estratégias de Marketing; Varejo de Bebidas; Competitividade Empresarial; Fidelização de Clientes; Pequenas Empresas.Resumo
Contexto: O presente artigo tem como objetivo analisar o impacto das estratégias de marketing digital nas vendas da empresa DH Andrade de Souza – ME, localizada em Manaus/AM, que atua há mais de dez anos no segmento varejista de bebidas. A organização enfrenta desafios na ampliação de sua presença digital e na fidelização de clientes em um mercado altamente competitivo.
Pergunta problema: Como as estratégias de marketing digital podem contribuir para o aumento das vendas e fortalecimento da competitividade da empresa DH Andrade de Souza – ME no mercado local de bebidas?
Objetivo Geral: Realizar um estudo de caso com base no diagnóstico organizacional da empresa, identificando os principais desafios e propondo ações estratégicas de marketing digital voltadas à ampliação das vendas e fortalecimento da marca.
Metodologia: A pesquisa possui natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, com fins exploratórios e descritivos, utilizando o estudo de caso como método principal. Foram aplicadas ferramentas gerenciais como SWOT, Balanced Scorecard (BSC), Ciclo PDCA e 5W2H para formulação de estratégias de intervenção.
Considerações finais: Os resultados apontam que a empresa apresenta boa estrutura operacional e engajamento com os clientes, mas necessita aprimorar sua gestão de marketing digital. As ações interventivas propostas incluem o fortalecimento da presença online, o uso de ferramentas de CRM e a implementação de campanhas pagas em redes sociais. Tais medidas visam otimizar o relacionamento com o público e elevar o volume de vendas.
Downloads
Referências
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2015.
CHURCHILL, G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2023.
ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
KOTABE, M.; HELSEN, K. Administração de marketing global. 8. ed. São Paulo: AMGH, 2021.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 16. ed. São Paulo: Pearson, 2021.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2022.
LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios e casos. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 32. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
SAMARA, B. S.; MORSCH, M. A. Comportamento do consumidor: conceitos e casos práticos. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2020.
SOLOMON, M. R. Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 13. ed. São Paulo: Pearson, 2022.
TORRES, C. A Bíblia do Marketing Digital. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2018.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
CHIAVENATO, I. (2020). Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. (2021). Princípios de marketing. 18. ed. São Paulo: Pearson.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anderton Prestes do Nascimento, Luís Fabiano Andrade de Souza, Wendelmar Dias Vaz, José Carlos Alves Roberto, José Roberto Lira Pinto Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.