Dignidade Menstrual na Adolescência: Relato de Experiência de um Projeto Extensionista com Pré-adolescentes em Vulnerabilidade Social
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p6090-6105Palavras-chave:
Saúde menstrual. Educação em saúde. Extensão universitária. Adolescência. Vulnerabilidade social. Sociologia em saúde.Resumo
Este projeto extensionista, conduzido por estudantes de Medicina da Faculdade Santa Teresa, promoveu a conscientização sobre saúde menstrual e prevenção de infecções fúngicas entre pré-adolescentes do Instituto Transformando Vidas, incentivando o autocuidado e a promoção da saúde. A intervenção utilizou palestras, rodas de conversa, jogos e materiais educativos, fundamentada no arco de Maguerez para estimular a aprendizagem crítica. Durante a ação, notou-se interesse dos alunos e maior sensibilidade ao tema. Os principais desafios foram adaptar a linguagem ao público jovem, superar estigmas relacionados à menstruação e abordar a pobreza menstrual. A experiência evidenciou a relevância da extensão universitária na integração entre ensino, pesquisa e ação social, contribuindo para a formação de profissionais de saúde mais empáticos e comprometidos. As atividades ampliaram o conhecimento, fortaleceram o autocuidado e desconstruiu tabus, impactando positivamente a saúde física e emocional de pré-adolescentes em vulnerabilidade social. O projeto também proporcionou aos estudantes a prática da escuta ativa e do compromisso social, fundamentais para uma formação humanizada. A interação com a comunidade reforçou o papel da extensão universitária como ferramenta transformadora, promovendo equidade e justiça social por meio da conexão entre ensino, serviço e comunidade.
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Referências
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