O uso de recursos lúdicos na intervenção psicopedagógica em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Autores

  • Ângelo Gabriel Lira Rodrigues
  • Adson Azevedo de Oliveira
  • Fabiana Elias Vasconcelos
  • José Carlos Alves Roberto
  • Victor da Silva Almeida

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p6074-6089

Palavras-chave:

Intervenção psicopedagógica. Autismo. Lúdico. Psicopedagogia.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA)  é caracterizado por um transtorno que afeta o desenvolvimento neurológico e se manifesta em déficits de habilidades cognitivas, sociais e psicológicas. A intervenção psicopedagógica tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento pleno destes indivíduos e a adesão de recursos lúdicos como ferramenta de intervenção é uma forma de contribuir para o seu desenvolvimento, buscando tornar a aprendizagem leve, significativa e relevante.  Nesse contexto, o presente estudo, de natureza qualitativa, exploratória e bibliográfica, se propõe a analisar os benefícios da utilização de recursos lúdicos em intervenções e na otimização do desenvolvimento do individuo autista e evidenciar a eficácia do lúdico como um facilitador no processo de aprendizagem.

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Publicado

2025-10-29

Como Citar

Rodrigues, Ângelo G. L., Oliveira, A. A. de, Vasconcelos, F. E., Roberto, J. C. A., & Almeida , V. da S. (2025). O uso de recursos lúdicos na intervenção psicopedagógica em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) . INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 6074–6089. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p6074-6089

Edição

Seção

Artigo Original