A SUPERVISÃO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p6038-6050Palavras-chave:
supervisão escolar; formação continuada; desenvolvimento docente; prática pedagógica; educação.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o papel da supervisão escolar na promoção da formação continuada de professores, destacando suas contribuições para o desenvolvimento profissional docente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e fins exploratórios, fundamentada em autores contemporâneos da área educacional. A supervisão escolar, historicamente vinculada a práticas de controle e fiscalização, tem sido ressignificada como espaço formativo, mediador e colaborativo. A partir da análise de obras publicadas entre 2015 e 2025, identificam-se práticas supervisionadas que favorecem a reflexão crítica, o compartilhamento de saberes e a construção coletiva de estratégias pedagógicas. Os resultados apontam que, quando integrada ao projeto político-pedagógico da escola, a supervisão contribui significativamente para a valorização da autonomia docente e para a melhoria da qualidade do ensino. Conclui-se que a supervisão escolar, ao assumir uma postura dialógica e formativa, torna-se um agente estratégico na consolidação de uma cultura educacional comprometida com a aprendizagem e a transformação social.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Romilson et al. Supervisão escolar e a formação continuada de professores: caminhos para a inovação pedagógica e gestão colaborativa. IOSR Journal of Business and Management, [s.l.], v. 27, n. 3, p. 1-18, mar. 2025.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARBOSA, L. M., Mendes, L., & Serafim, M., L. O TRABALHO DO SUPERVISOR ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, VI, 2019, Paraíba. Anais [...]. Paraíba: Realize, 2019. p. 1-9.
GASPAR, Maria da Graça Nicoletti. Supervisão escolar: uma prática em construção. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2020.
IANSEN, Marilda Alves. Formação continuada de professores: Desafio da supervisão escolar. Orientadora: Prof. Myrian Cunha Krum. 2014. 70 f. Monografia (Especialização em Gestão Educacional – EAD) – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores e prática pedagógica. São Paulo: Cortez, 2018.
LIBÂNEO, José Carlos. Supervisão pedagógica: uma abordagem crítica. São Paulo: Cortez, 2019.
RANGEL, Mary. Supervisão escolar em perspectiva. Rio de Janeiro: Wak, 2018.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2021.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marília Costa de Souza, Sarah Emily Santos dos Santos, Suzy Meury Fernandes Freire, José Carlos Alves Roberto, José Roberto Lira Pinto Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.