SUPERVISÃO ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p6458-6477Palavras-chave:
Supervisão; Currículo; Gestão pedagógica; Educação.Resumo
A presente pesquisa bibliográfica visa buscar a importância da supervisão escolar no currículo educacional na gestão pedagógica, conhecer a importância da intervenção do supervisor e quais os benefícios da sua atuação como papel fundamental e enriquecedor no âmbito educacional. A Supervisão dentro das escolas traz benefícios e melhorias que contribuem para o pleno desenvolvimento pedagógico do corpo docente, observando o que se pode melhorar na atuação do educador(a), mediando conflitos internos que podem desenvolver-se se não houver uma comunicação assertiva, ocasionando atrasos no desenvolvimento curricular proposto. Diante do exposto é visível a importância do supervisor nas escolas considerando que a equipe pedagógica deve desenvolver com qualidade o que é proposto no Projeto Político Pedagógico para benefício do educando que está em desenvolvimento em uma importante fase de absorção de conteúdo tanto cognitivo, visão e, coletividade. Os objetivos educacionais devem ser amplamente conhecidos pelos educadores, Diretores, Supervisores, Orientadores e todos que fazem parte do processo de educação em todos os espaços da escola. É importante ressaltar a importância da participação da comunidade onde a escola está inserida.
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