A IDENTIFICAÇÃO HUMANA MECANISMO PREVENTIVO DE CONTENÇÃO DE AMEAÇA DIGITAL NO ESPAÇO CIBERNÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p6260-6283Resumo
RESUMO: O avanço das tecnologias digitais alterou radicalmente a forma como os indivíduos se constituem enquanto sujeitos sociais, tornando a identidade humana uma construção híbrida entre o físico e o digital. A introdução: a identidade digital emerge como representação algorítmica da identidade humana, composta por dados e metadados coletados em ambientes online. Objetivo: rever as discussões sobre a identificação humana segundos alguns teóricos Castells (2003), Zuboff (2018), Gates (2005) e Hadnagy (2018), com a finalidade de entender os insights da identificação humana na a transição para o ciberespaço, considerando os riscos, controle algorítmico, manipulação psicológica e aspectos ético-jurídicos. A metodologia é qualitativa, com análise crítica e interdisciplinar. Em Conclusão, o trabalho propõe diretrizes de governança, proteção e cidadania digital frente à complexidade das identidades mediadas por tecnologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rair Silva e Souza de Moura, Nélio António Covane , Hewerson Silva Figueira, Cesar Mauricio de Abreu Mello, Raylene Rodrigues de Sena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.