Análise dos processos de marketing do comércio patrícia: adaptação às tendências de consumo e fortalecimento competitivo no mercado local
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5903-5924Palavras-chave:
Marketing. Melhoria Contínua. Satisfação do Cliente. Eficácia OperacionalResumo
O objetivo geral é analisar a contribuição de avaliação dos processos de marketing do Comercial Patrícia para sua adaptação às novas tendências de consumo e para o fortalecimento de sua presença no mercado local. Os objetivos específicos são: Realizar um diagnóstico organizacionais dos processos de marketing atuais do Comércio Patrícia; Identificar e analisar as principais tendências de consumo no varejo supermercadista; Elaborar um plano de ações estratégicas para modernizar e otimizar os processos de marketing do Comércio Patrícia. Por fim, a elaboração do plano de ações estratégicas surgiu como resposta direta aos gaps identificados, propondo iniciativas viáveis, com prazos definidos, responsáveis claros e custos controlados. O uso do método 5W2H garantiu clareza e praticidade às soluções, que incluem desde a reformulação do programa de fidelidade até a capacitação da equipe para o ambiente digital. As ações interventivas propostas para o Comercial Patrícia seguem uma estrutura metodológica clara e objetiva, alinhando-se às lacunas identificadas na avaliação inicial da área de marketing. Cada iniciativa foi elaborada com base no método 5W2H, garantindo precisão na definição de escopo, responsabilidades, prazos e recursos. Essa abordagem sistemática visa não apenas corrigir deficiências operacionais, mas também potencializar oportunidades de crescimento em sintonia com as tendências contemporâneas do varejo. Dessa forma, os objetivos foram integralmente atingidos, oferecendo à empresa não apenas um diagnóstico preciso, mas também um roteiro concreto para modernizar e otimizar seus processos de marketing, fortalecendo sua competitividade e adaptação às demandas do mercado local. A implementação dessas ações, com monitoramento contínuo, potencializará sua presença e relevância perante os consumidores.
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