Jogos Eletrônicos na Educação: criação de um jogo histórico 3D

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5827-5848

Palavras-chave:

Educação, flow, franklin cascaes, jogos eletrônicos, narrativa

Resumo

Este artigo busca analisar as bases teóricas que sustentam a construção de um jogo educativo divertido, elaborando uma estrutura para a criação de jogos por meio de conceitos teóricos estudados sob a ótica da psicologia e sua relação com esse tipo de mídia. Diante do crescimento do consumo de jogos eletrônicos como entretenimento entre crianças e jovens no século XXI, é pensada a construção de um jogo eletrônico educativo que contenha três elementos que são considerados parte do que torna os jogos divertidos: o desafio, a fantasia ou narrativa e a curiosidade. Utilizando como exemplo o uso da narrativa histórica como ferramenta educacional desenvolvida nos jogos da série Assassin's Creed, foi criado um projeto para desenvolver um jogo educativo ambientado em Florianópolis na década de 1950, protagonizado pelo artista e folclorista Franklin Cascaes, e baseado nos contos publicados no livro O Fantástico na Ilha de Santa Catarina. Este artigo apresenta os resultados da pesquisa histórica realizada para o desenvolvimento do primeiro mapa do jogo, bem como um resumo de sua narrativa e mecânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Camilo Buss. Marmiteiros, agitadores e subversivos: política e participação popular em Florianópolis, 1945-1964. 2013. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2013.

CASCAES, Franklin. O fantástico na Ilha de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: the psychology of optimal experience. Nova York: Harper & Row, 1990.

ENTERTAINMENT SOFTWARE ASSOCIATION (ESA). Entertainment Software Association Essential Facts Report. 2002.

ENTERTAINMENT SOFTWARE ASSOCIATION (ESA). Essential Facts About the Video Game Industry. 2021.

FILGUEIRAS, Alberto. Abordagem neuropsicológica dos processos de orientação da atenção visuo-espacial e manutenção da concentração em atletas da categoria sub-13 de futebol de campo. Science & Cognition, v. 15, n. 2, p. 142-154, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GRANIC, Isabela; LOBEL, Adam; ENGELS, Rutger C. M. E. Os benefícios de jogar videogames. American Psychologist, v. 69, n. 1, p. 66-78, 2014.

KOVAL, Martín Ignacio. Ciência e narratividade: em direção a uma classificação dos usos da narração nas ciências exatas e naturais. Letras (Lima), v. 93, n. 138, p. 152-167, 2022.

MANERA, Valeria et al. Recomendações para o uso de jogos sérios em distúrbios neurodegenerativos: Painel Delphi 2016. Frontiers in Psychology, v. 8, p. 1243, 2017.

PGB. Pesquisa Game Brasil. 7. ed. São Paulo: PGB, 2020.

RAPHAEL, Chad; BACHEN, Christine M.; HERNANDEZ-RAMOS, Pedro F. Fluxo e aprendizagem cooperativa no jogo cívico. New Media & Society, v. 14, n. 8, p. 1321-1338, 2012.

SANDS, L. Paul et al. Subsecond fluctuations in extracellular dopamine encode reward and punishment prediction errors in humans. Science Advances, v. 9, n. 48, 2023.

WEST, Greg L. et al. Visuospatial experience modulates attentional capture: Evidence from action video game players. Journal of Vision, v. 8, n. 16, p. 13-13, 2008.

WEST, Brandon; WITT, Alan. Challenge, Fantasy, and Curiosity: activating students' intrinsic motivation within information literacy sessions. Milne Library Faculty/Staff Works, 2020.

WRIGHT, Michelle F.; LI, Yan. Normative beliefs about aggression and cyber aggression among young adults: A longitudinal investigation. Aggressive Behavior, v. 39, n. 3, p. 161-170, 2013.

Downloads

Publicado

2025-10-26

Como Citar

da Rocha, R. C., Araujo, A. S. da S., Andaló, F., Romeiro, N. C., Leal, G. Z., Zanini, L. M. F., … Vieira, M. L. H. (2025). Jogos Eletrônicos na Educação: criação de um jogo histórico 3D. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 5827–5848. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5827-5848

Edição

Seção

Artigo Original