Fake News na Vacinação: Estratégias Educativas no Enfrentamento da Desinformação em Saúde

Autores

  • Eloísa Helena Figueira Fróes Faculdade Santa Teresa
  • Maria Eduarda Silva Oliveira Faculdade Santa Teresa - Manaus
  • Dimas Melo Gonçalves
  • Débora Socorro Coêlho Alves

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5811-5826

Palavras-chave:

Desinformação, Educação em Saúde, Fake News, Hesitação Vacinal, Saúde Pública, Vacinação

Resumo

Uma das estratégias mais eficientes para prevenir doenças infecciosas e promover a saúde pública é a vacinação. No entanto, a propagação de notícias falsas prejudicou a confiança da população nas vacinas, contribuindo para a hesitação vacinal e dificultando o alcance das metas epidemiológicas. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura científica recente a respeito dos efeitos das fake news na vacinação e identificar as principais abordagens educativas utilizadas para combater a desinformação. Foi conduzida uma revisão narrativa integrativa da literatura, utilizando as bases SciELO, Google Scholar e PubMed, com foco em publicações de 2018 a 2025. Sete estudos foram escolhidos, incluindo relatos de experiência e análises de conteúdo, que examinaram os impactos das fake news e estratégias de letramento científico e midiático focadas na promoção da imunização. Os resultados indicaram que a desinformação passou de boatos isolados a um fenômeno organizado e politizado, com grande impacto social e na mídia. Verificou-se que medidas intersetoriais e constantes em instituições de ensino e comunidades contribuem para aumentar a confiança nas vacinas e melhorar o acesso a informações de qualidade. Conclui-se que o combate à desinformação requer estratégias permanentes de educação, comunicação e aproximação entre ciência e sociedade.

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Publicado

2025-10-26

Como Citar

Fróes, E. H. F., Oliveira, M. E. S., Gonçalves, D. M., & Alves, D. S. C. (2025). Fake News na Vacinação: Estratégias Educativas no Enfrentamento da Desinformação em Saúde. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 5811–5826. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5811-5826

Edição

Seção

Revisão de Literatura