Fake News na Vacinação: Estratégias Educativas no Enfrentamento da Desinformação em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5811-5826Palavras-chave:
Desinformação, Educação em Saúde, Fake News, Hesitação Vacinal, Saúde Pública, VacinaçãoResumo
Uma das estratégias mais eficientes para prevenir doenças infecciosas e promover a saúde pública é a vacinação. No entanto, a propagação de notícias falsas prejudicou a confiança da população nas vacinas, contribuindo para a hesitação vacinal e dificultando o alcance das metas epidemiológicas. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura científica recente a respeito dos efeitos das fake news na vacinação e identificar as principais abordagens educativas utilizadas para combater a desinformação. Foi conduzida uma revisão narrativa integrativa da literatura, utilizando as bases SciELO, Google Scholar e PubMed, com foco em publicações de 2018 a 2025. Sete estudos foram escolhidos, incluindo relatos de experiência e análises de conteúdo, que examinaram os impactos das fake news e estratégias de letramento científico e midiático focadas na promoção da imunização. Os resultados indicaram que a desinformação passou de boatos isolados a um fenômeno organizado e politizado, com grande impacto social e na mídia. Verificou-se que medidas intersetoriais e constantes em instituições de ensino e comunidades contribuem para aumentar a confiança nas vacinas e melhorar o acesso a informações de qualidade. Conclui-se que o combate à desinformação requer estratégias permanentes de educação, comunicação e aproximação entre ciência e sociedade.
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