Presença/ausência de metodologias democrático-participativas em projetos político-pedagógicos de escolas da cidade de Santana (Amapá, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5961-5983Resumo
Esta pesquisa analisa projetos político-pedagógicos (PPP) de duas escolas estaduais no município de Santana (Amapá-Brasil) visando identificar a presença e/ou ausência de metodologias democrático-participativas a serem empregadas junto à comunidade escolar. Dialoga com os posicionamentos de Perrenoud (2005) sobre a relação escola e cidadania, Padilha (2002) acerca das exigências para se produzir um PPP dialógico e democrático, bem como com os indicativos de Thurler (2001) a respeito da necessidade de inovar o interior da escola, e, por fim, com os postulados de Giroux (1987) em face da visão sobre a intelectualidade exigida para os agentes de educação. A pesquisa é de caráter documental e seguiu os encaminhamentos da sequência metodológica da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). O estudo revela que os PPP das escolas em referência adotam um discurso democrático formal (exigido pelas diretrizes da política pública para a educação), mas falham em implementar metodologias participativas concretas. Destarte, chega-se à conclusão de que os documentos se assentam nas formalidades burocráticas para se posicionar sobre a participação democrática, estando, portanto, distantes da realidade e das vulnerabilidades da comunidade escolar.
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