ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: UM OLHAR NECESSÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5645-5658

Palavras-chave:

Orientação Educacional, Saúde Mental, Escola, Promoção da Saúde.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a relevância da orientação educacional como estratégia de promoção e cuidado da saúde mental no ambiente escolar. A escolha desse tema decorre do aumento expressivo de casos de transtornos mentais entre crianças e adolescentes, bem como do impacto que o bem-estar psicológico exerce sobre a aprendizagem, a convivência social e o desenvolvimento integral dos estudantes. A questão central que orienta a pesquisa é: de que maneira a orientação educacional pode contribuir para a promoção da saúde mental na escola, considerando os desafios contemporâneos enfrentados por alunos e professores? Para responder a esse questionamento, optou-se por uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com abordagem exploratória e descritiva. Foram selecionados artigos científicos publicados em periódicos entre 2020 e 2024 nas plataformas SciELO e PubMed, com foco nas relações entre saúde mental e educação. Os achados evidenciam a importância de articular práticas pedagógicas a ações intersetoriais de saúde, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e atento às demandas emocionais dos alunos. Constatou-se ainda a necessidade de fortalecer políticas educacionais que priorizem o cuidado integral, a escuta ativa e o suporte psicossocial, reafirmando o papel da escola como espaço privilegiado de prevenção, intervenção e apoio ao bem-estar estudantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Isabel Cristina do; SOARES, Maria Eduarda; CARVALHO, Ana Patrícia. ProMenteSã: promoção de saúde mental em contexto escolar. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2020.

BERNARDO, Bianca; OLIVEIRA, Cláudia; NOGUEIRA, Adriana. Integração entre saúde e educação: desafios e perspectivas. Revista de Educação e Saúde, v. 10, n. 2, p. 45-59, 2021.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2014.

COSTA, Maria de Lourdes; SOUZA, Fernanda; LIMA, José. Formação continuada e práticas inclusivas no contexto escolar. Revista Educação em Debate, v. 39, n. 1, p. 77-95, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

JULIÃO, Juliana; SILVEIRA, Marta. Saúde mental e rendimento escolar: um estudo com adolescentes. Revista Brasileira de Psicologia Educacional, v. 24, n. 1, p. 12-28, 2022.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 15. ed. São Paulo: Hucitec, 2016.

OLIVEIRA, Maria Lúcia; SANTOS, André; LOPES, Fernanda. Promoção de saúde mental em escolas e CAPSi: práticas de acolhimento. Revista Psicologia Escolar, v. 28, n. 1, p. 55-70, 2024.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 2016.

PACHECO, Ricardo; LIMA, Jéssica; FERREIRA, Paulo. Saúde mental e jovens da Educação Profissional e Tecnológica. Cadernos de Pesquisa Educacional, v. 19, n. 3, p. 144-161, 2020.

PRADO, Larissa; SILVA, Hélio. Gestão escolar e saúde mental: práticas intersetoriais. Revista Educação e Cuidado, v. 7, n. 1, p. 33-48, 2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 25. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

SILVA, Renata; JURDI, Adriana. Saúde mental de professores no contexto escolar: reflexões a partir do Programa EducAção. Revista Educação e Saúde, v. 11, n. 2, p. 89-104, 2022.

SOARES, Thiago; ALMEIDA, Rafael. Manejo da ansiedade em adolescentes por meio de grupos TCC em escolas técnicas. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 16, n. 2, p. 117-129, 2020.

SQUASSONI, Camila; LINS, Daniele; MATSUKURA, Priscila. A formação continuada e o papel dos professores de salas de recursos multifuncionais na saúde mental escolar. Revista Educação Especial, v. 34, n. 1, p. 210-225, 2021.

VAZQUEZ, Letícia; MOREIRA, Daniel; LOPES, Helena. Pandemia e sofrimento psíquico em adolescentes brasileiros. Revista Psicologia em Estudo, v. 27, n. 3, p. 101-118, 2022.

Downloads

Publicado

2025-10-22

Como Citar

Araújo, S. dos S., Fernandes, F. G., Almeida, B. A. de, Roberto, J. C. A., & Almeida , V. da S. (2025). ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: UM OLHAR NECESSÁRIO . INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 5645–5658. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5645-5658

Edição

Seção

Artigo Original