A ESCOLA E OS SABERES ECOLÓGICOS LOCAIS DOS MANGUEZAIS: um estudo no nordeste paraense (Tamatateua-Bragança-PA), costa amazônica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5626-5644Palavras-chave:
Saber Ecológico; Saber-Fazer Pedagógico; Área Costeira Amazônica.Resumo
O estudo ocorreu no município de Bragança sobre saberes ecológicos dos manguezais e seus recursos naturais, numa relação com a escola local de Tamatateua. Os manguezais são ecossistemas ricos na biodiversidade em fauna e flora, recursos naturais próprios desse território com serviços ecossistêmicos que se revelam primordiais para o autossustento de povos estuarino-costeiros, tidos como tradicionais. Nesse território, há escolas da educação básica com práticas pedagógicas que se diversificam a partir de uma matriz curricular da rede municipal, assim como congregam atividades pedagógicas que levam em consideração os saberes ecológicos locais de pescadores de caranguejo-uçá. Esse perfil escolar é essencial e se torna uma aprendizagem significativa em função de que os pais/mães/parentes de estudantes locais mantêm relação estreita com a área e mais de perto com os manguezais.
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