Liderança e gestão da mudança no contexto educacional

Autores

  • José Frederico Ojope Ribeiro
  • Rainey da Silva Costa
  • José Carlos Alves Roberto
  • Victor da Silva Almeida

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5501-5520

Palavras-chave:

Liderança educacional. Gestão da mudança. Inovação pedagógica. Proposta de intervenção.

Resumo

O presente artigo tem como tema “Liderança e Gestão da Mudança no Contexto Educacional” e busca refletir sobre como a liderança eficaz pode catalisar e gerenciar processos de mudança em instituições de ensino, superando resistências e promovendo uma cultura de inovação e adaptação contínua. O objetivo geral consiste em analisar as principais teorias e práticas de liderança e gestão da mudança aplicáveis ao contexto educacional, com vistas a desenvolver uma proposta de intervenção fundamentada para a implementação bem-sucedida de transformações nas escolas. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com abordagem exploratória quanto aos fins e baseada em pesquisa bibliográfica quanto aos meios. Serão revisados artigos científicos, livros, teses e dissertações que tratam de liderança educacional, gestão da mudança, inovação pedagógica e cultura organizacional. Como resultados esperados, pretende-se apresentar um panorama abrangente sobre teorias e modelos de liderança e gestão da mudança, identificando desafios recorrentes e estratégias eficazes. O estudo culminará na elaboração de uma proposta de intervenção detalhada, oferecendo diretrizes claras para que líderes educacionais implementem e conduzam processos de transformação, garantindo a melhoria contínua e a adaptação das instituições de ensino aos desafios contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAMS, Donnie (org.). Educational Leadership: Contemporary Theories, Principles, and Practices. Springer, 2023.

BURNES, B. Managing Change. 7. ed. Harlow: Pearson, 2017.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

DUIGNAN, P. A. Leading Educational Systems and Schools in Times of Disruption and Exponential Change: A Call for Courage, Commitment and Collaboration. Leeds: Emerald Publishing, 2020.

FULLAN, Michael. Leading in a Culture of Change. 2. ed. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022

KOTTER, John P. Leading Change. Boston: Harvard Business School Press, 1996.

LEWIN, Kurt. Frontiers in group dynamics. Human Relations, v. 1, n. 1, p. 5–41, 1947.

MORAES, J.; MARIANO, S. R. H.; CUNHA, R. M. A liderança no contexto das escolas. Educação (UFSM), v. 50, 2024.

PARO, V. H. Escola: uma organização que aprende. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

VOLOTOVSKA, Tetiana; MYKHAILIV, Halyna; PORADA, Oksana; ZELMAN, Lesia; KYSHAKEVYCH, Svitlana. Gerenciamento de mudanças no ambiente de aprendizagem: o papel da liderança e do gerenciamento inovador. Conhecimento & Diversidade, v. 16, n. 43, 2024.

WEINSTEIN, José; SIMIELLI, Lara (orgs.). Liderança escolar: diretores como fatores-chave para a transformação da educação no Brasil. UNESCO, 2022.

Downloads

Publicado

2025-10-21

Como Citar

Ribeiro , J. F. O., Costa , R. da S., Roberto, J. C. A., & Almeida , V. da S. (2025). Liderança e gestão da mudança no contexto educacional . INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 5501–5520. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5501-5520

Edição

Seção

Revisão de Literatura