Liderança e gestão da mudança no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5501-5520Palavras-chave:
Liderança educacional. Gestão da mudança. Inovação pedagógica. Proposta de intervenção.Resumo
O presente artigo tem como tema “Liderança e Gestão da Mudança no Contexto Educacional” e busca refletir sobre como a liderança eficaz pode catalisar e gerenciar processos de mudança em instituições de ensino, superando resistências e promovendo uma cultura de inovação e adaptação contínua. O objetivo geral consiste em analisar as principais teorias e práticas de liderança e gestão da mudança aplicáveis ao contexto educacional, com vistas a desenvolver uma proposta de intervenção fundamentada para a implementação bem-sucedida de transformações nas escolas. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com abordagem exploratória quanto aos fins e baseada em pesquisa bibliográfica quanto aos meios. Serão revisados artigos científicos, livros, teses e dissertações que tratam de liderança educacional, gestão da mudança, inovação pedagógica e cultura organizacional. Como resultados esperados, pretende-se apresentar um panorama abrangente sobre teorias e modelos de liderança e gestão da mudança, identificando desafios recorrentes e estratégias eficazes. O estudo culminará na elaboração de uma proposta de intervenção detalhada, oferecendo diretrizes claras para que líderes educacionais implementem e conduzam processos de transformação, garantindo a melhoria contínua e a adaptação das instituições de ensino aos desafios contemporâneos.
Downloads
Referências
ADAMS, Donnie (org.). Educational Leadership: Contemporary Theories, Principles, and Practices. Springer, 2023.
BURNES, B. Managing Change. 7. ed. Harlow: Pearson, 2017.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
DUIGNAN, P. A. Leading Educational Systems and Schools in Times of Disruption and Exponential Change: A Call for Courage, Commitment and Collaboration. Leeds: Emerald Publishing, 2020.
FULLAN, Michael. Leading in a Culture of Change. 2. ed. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2020.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022
KOTTER, John P. Leading Change. Boston: Harvard Business School Press, 1996.
LEWIN, Kurt. Frontiers in group dynamics. Human Relations, v. 1, n. 1, p. 5–41, 1947.
MORAES, J.; MARIANO, S. R. H.; CUNHA, R. M. A liderança no contexto das escolas. Educação (UFSM), v. 50, 2024.
PARO, V. H. Escola: uma organização que aprende. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
VOLOTOVSKA, Tetiana; MYKHAILIV, Halyna; PORADA, Oksana; ZELMAN, Lesia; KYSHAKEVYCH, Svitlana. Gerenciamento de mudanças no ambiente de aprendizagem: o papel da liderança e do gerenciamento inovador. Conhecimento & Diversidade, v. 16, n. 43, 2024.
WEINSTEIN, José; SIMIELLI, Lara (orgs.). Liderança escolar: diretores como fatores-chave para a transformação da educação no Brasil. UNESCO, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Frederico Ojope Ribeiro , Rainey da Silva Costa , José Carlos Alves Roberto, Victor da Silva Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.