A implementação da padronização e automação nas operações de pós-vendas: um estudo de caso em uma concessionária de veículos para aprimorar a experiência do cliente e eficiência operacional.

Autores

  • Grazielle Barroso Sousa
  • Paulo Victor Costa de Souza
  • José Carlos Alves Roberto
  • José Roberto Lira Pinto Junior

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5460-5485

Palavras-chave:

Padronização. Automação. Pós-venda. Cliente. Produtividade.

Resumo

Este artigo investiga o impacto causado pela implementação de uma estrutura de padronização e automação nas operações de pós-vendas sobre a experiência do cliente e eficiência operacional. Através de um estudo de caso realizado na concessionária Toyolex Manaus, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e quantitativa para analisar os indicadores de desempenho antes e depois da intervenção. O objetivo é analisar os impactos da implementação da padronização e automação dos processos de pós-vendas da empresa, a fim de elevar a satisfação do cliente e a eficiência operacional da concessionária. Os resultados obtidos apontam uma redução significativa no tempo do ciclo do serviço, um aumento nos índices de satisfação do cliente e do Net Promoter Score (NPS), e uma otimização da produtividade do setor. Portanto, conclui-se que a padronização e a automação são estratégias essenciais para a competitividade e sustentabilidade de concessionárias no cenário automotivo atual.

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Publicado

2025-10-20

Como Citar

Sousa, G. B., Souza, P. V. C. de, Roberto, J. C. A., & Pinto Junior, J. R. L. (2025). A implementação da padronização e automação nas operações de pós-vendas: um estudo de caso em uma concessionária de veículos para aprimorar a experiência do cliente e eficiência operacional . INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 5460–5485. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5460-5485

Edição

Seção

Artigo Original