A Inclusão da CTSA no Ensino de Ciências no Pará
Análise da Meta 3 do Plano Estadual de Educação e o Currículo Inovador
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5596-5605Palavras-chave:
CTSA, ensino médio inovador, políticas públicas, ensino de ciênciasResumo
A abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) é reconhecida como fundamental para a formação do ser humano na sociedade contemporânea. Este trabalho teve como objetivo investigar se existem contribuições no Plano Estadual de Educação do Pará (PEE/PA), aprovado em 2015, que possibilitem aproximações com a abordagem CTSA no ensino de ciências do Ensino Médio Inovador (PROEMI), desenvolvido a partir de 2009. Para tal, utilizou-se uma pesquisa documental, quali-quantitativa, com o procedimento metodológico da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Foram estabelecidos comparativos do ensino de Ciências clássico e o que utiliza a abordagem CTSA, com base nos estudos de Zoller e Watson (1974 apud Santos; Schnetzler, 2010). A percepção inicial demonstrou que o PEE/PA e o PROEMI, em sua contextualização geral, apresentam visões relativas à abordagem CTSA, buscando melhorias na oferta do ensino médio. Contudo, a análise quantitativa revelou que, das seis palavras-chave destacadas, quatro — “cidadania”, “tecnologia”, “sociedade” e “valores” — são pouco citadas expressamente em ambos os documentos. Embora o ensino médio valorize a ciência e a tecnologia na formação humana para a cidadania, os documentos não foram construídos sob a perspectiva integral da abordagem CTSA. Conclui-se que foram encontradas contribuições no PEE/PA que possibilitam aproximações com a abordagem CTSA no Ensino de Ciências do Ensino Médio Inovador.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Ed. Rev. e Amp. Trad. Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN – nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. ______. Ensino Médio Inovador. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica. Coordenação Geral de Ensino Médio. Brasília, 2009.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1997.
MORAES, J. U. P.; ARAÚJO, M. S. T. de. O ensino de física e o enfoque CTSA: caminhos para uma educação cidadã. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012. PARÁ. Lei n°. 8.186, de 23 de junho de 2015. Aprova o Plano Estadual de Educação, com vigência de 10 anos. Publicado no Diário Oficial do Estado do Pará de 24 de junho de 2015.
RICARDO, Elio Carlos. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. In: Ciência & Ensino. v. 1, número especial, nov. 2007.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 4. ed. ver. atual. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. 160p. (Coleção educação em química).
TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marinho. Educação Científica e Movimento C.T.S. no quadro das tendências pedagógicas no brasil. In: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 3, n. 1, 2003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CACILENE MOURA TAVARES, RAFAEL DA LUZ HERDY, CÉLIA DA CONCEIÇÃO DE ASSIS FRANÇA, ANA D’ÁRC MARTINS DE AZEVEDO, AYVANIA ALVES PINTO, FÁBIA JAQUELINE MIRANDA NOBRE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.