A Inclusão da CTSA no Ensino de Ciências no Pará

Análise da Meta 3 do Plano Estadual de Educação e o Currículo Inovador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5596-5605

Palavras-chave:

CTSA, ensino médio inovador, políticas públicas, ensino de ciências

Resumo

A abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) é reconhecida como fundamental para a formação do ser humano na sociedade contemporânea. Este trabalho teve como objetivo investigar se existem contribuições no Plano Estadual de Educação do Pará (PEE/PA), aprovado em 2015, que possibilitem aproximações com a abordagem CTSA no ensino de ciências do Ensino Médio Inovador (PROEMI), desenvolvido a partir de 2009. Para tal, utilizou-se uma pesquisa documental, quali-quantitativa, com o procedimento metodológico da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Foram estabelecidos comparativos do ensino de Ciências clássico e o que utiliza a abordagem CTSA, com base nos estudos de Zoller e Watson (1974 apud Santos; Schnetzler, 2010). A percepção inicial demonstrou que o PEE/PA e o PROEMI, em sua contextualização geral, apresentam visões relativas à abordagem CTSA, buscando melhorias na oferta do ensino médio. Contudo, a análise quantitativa revelou que, das seis palavras-chave destacadas, quatro — “cidadania”, “tecnologia”, “sociedade” e “valores” — são pouco citadas expressamente em ambos os documentos. Embora o ensino médio valorize a ciência e a tecnologia na formação humana para a cidadania, os documentos não foram construídos sob a perspectiva integral da abordagem CTSA. Conclui-se que foram encontradas contribuições no PEE/PA que possibilitam aproximações com a abordagem CTSA no Ensino de Ciências do Ensino Médio Inovador.

 

 

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Biografia do Autor

CACILENE MOURA TAVARES, Universidade da Amazônia

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA (2023). Mestra em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA (2016). Especialista em Psicomotricidade /UEPA (2001). Licenciada em Pedagogia/UEPA (2000). Professora Titular do Programa Stricto Sensu em Gestão de Conhecimento para o Desenvolvimento Socioambiental (PPGC) da Universidade da Amazônia. Professora do Cursos de Pedagogia da Universidade da Amazônia/UNAMA. Vice-líder e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Diversidade e Inclusão GEPIDI/UNAMA. Membro do Grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (GECTSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Presidente do Núcleo Docente Estruturante - NDE e do Conselho de Curso de Pedagogia-/UNAMA. 

RAFAEL DA LUZ HERDY, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Diretor de Inovação Estadual do Pará, responsável por coordenar toda a estratégia de ensino e aprendizagem através da tecnologia na rede pública de ensino. Com uma formação singular em Artes, ele quebrou paradigmas ao se tornar uma referência nacional em tecnologia educacional, provando que a criatividade e o humanismo são essenciais para a transformação digital.Sua trajetória foi forjada no "chão da escola", onde atuou no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Seduc, liderando estudantes da rede pública a conquistas notáveis em competições nacionais de robótica. Seu trabalho como mentor da equipe "Pavulagem" lhe rendeu o prêmio de 4 melhor técnico do Brasil no Festival SESI de Robótica, sendo o único professor de escola pública a receber tal honraria. O reconhecimento nacional foi consolidado em 2023, quando venceu o "Prêmio Educador Transformador" na Bett Brasil com o projeto "Cargo Pavu". A iniciativa, desenvolvida com seus alunos, criou uma solução tecnológica para otimizar a logística de cargas, um problema real da economia amazônica, exemplificando sua filosofia de aprendizagem baseada em problemas e com impacto comunitário. Em sua atual função como Diretor de Inovação, Rafael Herdy lidera a implementação de políticas públicas de grande escala, incluindo a expansão dos Centros de Inovação e Sustentabilidade (Ciseb). Sua gestão visa integrar robótica, inteligência artificial e cultura maker ao currículo de todas as regiões do Pará, transformando sua visão premiada em uma política de estado para capacitar uma nova geração de paraenses para os desafios da economia verde e digital do século 21

CÉLIA DA CONCEIÇÃO DE ASSIS FRANÇA, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Graduada em Historia pela Universidade Federal do Pará (2002), em Pedagogia pela UNINTER (2016) especialista em Informática na Educação - UEPA e em Educação Ambiental pelo Instituto de Pós Graduação e Extenção - IBPEX e Psicopedagogia clinica e Institucional pela UNINTER. Professora de Informática Educativa da SEMEC - Belém/PA e Professora Formadora do NTE Ananindeua - SEDUC/PA, Mestra em Educação na Universidade de Èvora - Portugal.

ANA D’ÁRC MARTINS DE AZEVEDO, Universidade da Amazônia

Curriculista na área de Educação/Saberes/Culturas, com ênfase em Educação Quilombola da Amazônia. Pós Doutora em Direitos Humanos. Doutora em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) (2011). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) (2007). Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) (2001). Especialista em Educação Especial com enfoque inclusivo (2015). Especialista em Supervisão Educacional (2000). Graduação em Pedagogia pela União do Ensino Superior (UNESPA) (1989). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora Titular do Programa Stricto Sensu em Comunicação, Linguagens e Culturas e do Programa Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da UNAMA. Avaliadora de Cursos e de IES do INEP/MEC. Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas" - EDUQ/UEPA. Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão - GEPIDI/UNAMA. Pesquisadora do NEAB/UEPA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social. Coordenadora e Pesquisadora da Linha de Pesquisa Cultura, Territórios e Comunidades Tradicionais. Pesquisadora da Plataforma Saber Ser. Atua em áreas: Educação Escolar em Quilombos na Amazônia. Interdisciplinaridade em processos educacionais e culturais. Educação e Currículo. Diversidade Cultural em contextos escolares e não escolares. Relações étnico raciais.

AYVANIA ALVES PINTO, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela PUC/SP, com Tese que aborda a educação a distância e a formação de professores em contexto digital, considerando as peculiaridades da região amazônica; Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté/SP (UNITAU), com Dissertação que trata do uso de jornais na sala de aula como fonte de leitura e construção ideológica; Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Graduação em Letras - Língua Portuguesa- pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui ampla experiência no uso de recursos tecnológicos na educação, como plataformas, criação de conteúdos, software, aplicativos, pois atua como Professora-Formadora no Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (CISEB) em Belém, PA, desenvolvendo projetos com alunos e professores em áreas como Prototipagem e Programação Digital, Programação Criativa, Inteligência Artificial, Cultura Maker, Robótica, Programação Criativa, Cultura Digital, Realidade Virtual e Aumentada. Ministra cursos para formação de professores em tecnologias, em contexto presencial e a distância. Atua no Ensino Superior e na Pós-Graduação, ministrando disciplinas das grandes áreas de Educação, Comunicação, Oratória, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias em diversos cursos como Direito, Odontologia, Biomedicina, Engenharia, entre outros, em instituições públicas e particulares. Orienta trabalhos e participa de bancas de conclusão de cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. Ministra palestras em eventos acadêmicos. Tem livros publicados que tratam de Educação, Linguagem e Tecnologia. Trabalha na formação de professores do Ensino Superior, preparando-os para a utilização de recursos tecnológicos e de metodologias ativas em sala de aula.

FÁBIA JAQUELINE MIRANDA NOBRE, Universidade da Amazônia

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2005). Doutorado em Administração pela Universidade da Amazônia (2022). Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2009). Especialização em Gestão de Políticas Sociais pela Universidade da Amazônia (2008). MBA Executivo em Alta Gestão de IES pela Universidade da Amazônia (2021). Atualmente é docente titular do Programa Pós-Graduação Strico Sensu da UNAMA - Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental e Docente da Fundação Escola Superior do Poder Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social e Regional Amazônida, na linha de Pesquisa Serviço Social e Desenvolvimento Social Amazônida. Membro da Comissão de Avaliação e Análise de Processos de Administração que trata de Reconhecimento de diploma - Sistema Nacional de Reconhecimento de Diploma - Plataforma Carolina Bori.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Ed. Rev. e Amp. Trad. Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN – nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. ______. Ensino Médio Inovador. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica. Coordenação Geral de Ensino Médio. Brasília, 2009.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1997.

MORAES, J. U. P.; ARAÚJO, M. S. T. de. O ensino de física e o enfoque CTSA: caminhos para uma educação cidadã. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012. PARÁ. Lei n°. 8.186, de 23 de junho de 2015. Aprova o Plano Estadual de Educação, com vigência de 10 anos. Publicado no Diário Oficial do Estado do Pará de 24 de junho de 2015.

RICARDO, Elio Carlos. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. In: Ciência & Ensino. v. 1, número especial, nov. 2007.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 4. ed. ver. atual. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. 160p. (Coleção educação em química).

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marinho. Educação Científica e Movimento C.T.S. no quadro das tendências pedagógicas no brasil. In: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 3, n. 1, 2003

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Publicado

2025-10-22

Como Citar

TAVARES, C. M., HERDY, R. D. L., FRANÇA, C. D. C. D. A., AZEVEDO, A. D. M. D. A., PINTO, A. A. P., & NOBRE, F. J. M. (2025). A Inclusão da CTSA no Ensino de Ciências no Pará: Análise da Meta 3 do Plano Estadual de Educação e o Currículo Inovador. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 5596–5605. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5596-5605

Edição

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Artigo Original