METODOLOGIA PENTAPOLAR:

EXPANSÃO E APLICAÇÃO EM PESQUISAS SOBRE AVALIAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5050-5069

Palavras-chave:

Metodologia científica, Metodologia quadripolar, Avaliação, Avaliação diferencial, Pesquisa em avaliação, Reseach Model Canvas

Resumo

O presente artigo trata sobre a proposta de metodologia pentapolar para aplicação em pesquisas no campo da avaliação. A estratégia metodológica quadripolar de De Bruyne, Herman e De Schoutheete (1977) é antecedida e expandida por uma base ontológica de modo a completar uma proposta de metodologia pentapolar aplicada a estudos em avaliação e que é integrada pelos seguintes polos: ontológico, epistemológico, teórico, morfológico e técnico. Essa proposta complementa o modelo canvas, denominado de Research Model Canvas, de Lima e Fernandes (2024) com uma base ou polo ontológico inicial.

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Publicado

2025-10-14

Como Citar

LIMA, M. A. M. (2025). METODOLOGIA PENTAPOLAR: : EXPANSÃO E APLICAÇÃO EM PESQUISAS SOBRE AVALIAÇÃO. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 5050–5069. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5050-5069

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Artigo Original