Escrita Acadêmica na Formação Inicial de Professores: Práticas, Desafios e Impactos

Autores

  • Iracema Campos Cusati
  • Paulo César Marques de Andrade Santos
  • Roberto Barbosa Costa Filho
  • Neide Elisa Portes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4778-4800

Palavras-chave:

Escrita acadêmica; Formação de professores; Letramentos acadêmicos; Práticas pedagógicas.

Resumo

A escrita acadêmica constitui elemento importante na formação inicial de professores. Este artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura que mapeou e analisou as práticas, desafios e impactos da escrita acadêmica na formação inicial docente. A pesquisa utilizou a estrutura Population, Intervention, Comparison, Outcomes e Context – PICOC, para refinar a questão norteadora: como as práticas e estratégias pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da escrita acadêmica influenciam o desempenho acadêmico e a formação profissional de estudantes de licenciatura em diferentes contextos institucionais e áreas de conhecimento, quando comparadas a abordagens tradicionais ou ausência de foco específico nessa competência? Para tanto, foram analisadas seis referências bibliográficas selecionadas a partir de critérios de alinhamento com a questão de pesquisa, abrangendo perspectivas como letramentos acadêmicos, sociodiscursividade, diversidade estudantil e abordagens etnográficas. Os resultados evidenciam que a escrita acadêmica constitui comportamento social complexo, transcendendo habilidades fragmentadas, e que seu ensino eficaz requer abordagens situadas, dialógicas e contextualizadas. Identificou-se a tensão entre o domínio da língua e a inexperiência com gêneros acadêmicos como desafio recorrente. Estratégias como avaliação formativa e reescrita dialogada demonstraram potencial significativo para o desenvolvimento profissional docente e a construção da identidade do professor. Conclui-se que a escrita acadêmica, quando abordada como prática social situada, contribui para a formação de professores reflexivos, capazes de articular teoria e prática em sua futura atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, Juliana Alves. Ações do professor e do universitário nas práticas de ensino e de aprendizagem da escrita acadêmica: o papel da revisão dialogada. Eutomia, Recife, v. 1, n. 17, p. 29-49, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/EUTOMIA/article/view/579. Acesso em: 11 jul. 2025,

ANDRADE, Ludmila Thomé de. Histórias de textos de autores docentes: a voz polifônica da formação. In: LARANJEIRA, Rómina de Mello; MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva; PARIS, Larissa Giacometti (org.). Letramentos Acadêmicos no Brasil: diálogos e mediações em homenagem a Raquel Salek Fiad. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 149-180. Disponível em: www.pedroejoaoeditores.com.br. Acesso em: 9 jun. 2025.

CARLINO, Paula. Alfabetización académica diez años después. Revista Mexicana de Investigación Educativa, México, v. 18, n. 77, p. 355-381, 2013. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662013000200003. Acesso em: 11 jul. 2025.

FIAD, Raquel Salek; LILLIS, Theresa. Academic literacies as lifelong commitment: a transnational conversation between Theresa Lillis and Raquel Fiad. In: LARANJEIRA, Rómina de Mello; MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva; PARIS, Larissa Giacometti (org.). Letramentos Acadêmicos no Brasil: diálogos e mediações em homenagem a Raquel Salek Fiad. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 15-38. Disponível em: www.pedroejoaoeditores.com.br. Acesso em: 9 jun. 2025.

LARANJEIRA, Rómina de Mello; MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva; PARIS, Larissa Giacometti (org.). Letramentos Acadêmicos no Brasil: diálogos e mediações em homenagem a Raquel Salek Fiad. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. E-book. Disponível em: www.pedroejoaoeditores.com.br. Acesso em: 9 jun. 2025.

MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/447V3NsPPCpdQNBfgGLdd8n/. Acesso em: 7 jul. 2025.

MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva et al. Manifesto acadêmico: por nova(s) pedagogia(s) de escrita para o Ensino Superior. In: LARANJEIRA, Rómina de Mello; MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva; PARIS, Larissa Giacometti (org.). Letramentos Acadêmicos no Brasil: diálogos e mediações em homenagem a Raquel Salek Fiad. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 233-251. Disponível em: www.pedroejoaoeditores.com.br. Acesso em: 10 jun. 2025.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

OLIVEIRA, Eliane Feitoza. Letramento acadêmico: principais abordagens sobre a escrita dos alunos no ensino superior. [S. l.]: [s. n.], 2015. p. 1-15.

OLIVEIRA, Fellipe Bruno da Silva. O valor da relação entre estudantes negras e mediadoras de letramento em processos transformativos no contexto de letramentos acadêmicos. In: LARANJEIRA, Rómina de Mello; MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva; PARIS, Larissa Giacometti (org.). Letramentos Acadêmicos no Brasil: diálogos e mediações em homenagem a Raquel Salek Fiad. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 181-203. Disponível em: www.pedroejoaoeditores.com.br. Acesso em: 9 jun. 2025.

WINGATE, Ursula. Academic literacy and student diversity: The case for inclusive practice. Bristol; Buffalo; Toronto: Multilingual Matters, 2015.

Downloads

Publicado

2025-10-10

Como Citar

Cusati, I. C., Santos, P. C. M. de A., Costa Filho, R. B., & Santos, N. E. P. dos. (2025). Escrita Acadêmica na Formação Inicial de Professores: Práticas, Desafios e Impactos. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 4778–4800. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4778-4800

Edição

Seção

Revisão de Literatura