Caracterização de Violência entre Estudantes do Ensino Médio de um Município do Interior do Amazonas entre 2019 e 2024
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4982-5003Palavras-chave:
Violência, Jovens, EscolaResumo
A escola é o local onde jovens passam boa parte do seu dia em contato com outras pessoas o que inclui professores, direção, funcionários e principalmente outros estudantes. O fato de um jovem estudante estar inserido em um grupo seria conveniente para a socialização e conscientização sobre as diferenças que podem ser culturais, ideológicas, entre outras existentes entre as pessoas a fim de que houvesse efetiva interação social com respeito e empatia. Assim, nem sempre as interações são aceitas pelos jovens que por vezes optam por julgar as diferenças de seus pares, gerando em muitos casos, o atrito. A violência constante entre adolescentes seja ela física ou psicológica (bullying) pode ser pensada como um acontecimento de origem variada, tendo em vista sua complexidade quando estudada em contexto múltiplo. Objetivou-se realizar um levantamento de casos de violência escolar entre estudantes do ensino médio de um município do interior do Amazonas, Brasil, entre os anos de 2019 e 2024. Metodologicamente, esta pesquisa enquadra-se como documental com enfoque qualitativo sendo realizada em seis escolas públicas urbanas. Os resultados encontrados fazem menção ao quantitativo de casos de violência física e psicológica (bullying) registrados nos livros de ocorrência escolar ao longo de 6 anos. Apresenta-se também, como dados complementares, um quantitativo geral de registros realizados pelo Conselho Tutelar local ao longo dos anos referidos. Concluiu-se que parte das escolas visitadas ainda possui conhecimento raso do que seja violência, bem como suas consequências. E, os resultados numéricos e tipológicos encontrados perfazem condição para o anseio de propostas da sociedade e poder público a fim de minimizar ou mesmo extinguir às violências ocorridas entre estudantes.
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