Caracterização de Violência entre Estudantes do Ensino Médio de um Município do Interior do Amazonas entre 2019 e 2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4982-5003

Palavras-chave:

Violência, Jovens, Escola

Resumo

A escola é o local onde jovens passam boa parte do seu dia em contato com outras pessoas o que inclui professores, direção, funcionários e principalmente outros estudantes. O fato de um jovem estudante estar inserido em um grupo seria conveniente para a socialização e conscientização sobre as diferenças que podem ser culturais, ideológicas, entre outras existentes entre as pessoas a fim de que houvesse efetiva interação social com respeito e empatia. Assim, nem sempre as interações são aceitas pelos jovens que por vezes optam por julgar as diferenças de seus pares, gerando em muitos casos, o atrito. A violência constante entre adolescentes seja ela física ou psicológica (bullying) pode ser pensada como um acontecimento de origem variada, tendo em vista sua complexidade quando estudada em contexto múltiplo. Objetivou-se realizar um levantamento de casos de violência escolar entre estudantes do ensino médio de um município do interior do Amazonas, Brasil, entre os anos de 2019 e 2024. Metodologicamente, esta pesquisa enquadra-se como documental com enfoque qualitativo sendo realizada em seis escolas públicas urbanas. Os resultados encontrados fazem menção ao quantitativo de casos de violência física e psicológica (bullying) registrados nos livros de ocorrência escolar ao longo de 6 anos. Apresenta-se também, como dados complementares, um quantitativo geral de registros realizados pelo Conselho Tutelar local ao longo dos anos referidos. Concluiu-se que parte das escolas visitadas ainda possui conhecimento raso do que seja violência, bem como suas consequências. E, os resultados numéricos e tipológicos encontrados perfazem condição para o anseio de propostas da sociedade e poder público a fim de minimizar ou mesmo extinguir às violências ocorridas entre estudantes.

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Biografia do Autor

Mayumi Choji Tokuta, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas.

Corina Fátima Costa Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas

Professora pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas.

Kézia Siméia Barbosa da Silva Martins, Universidade Federal do Amazonas

Professora pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas.

Maria das Graças Pereira Soares, Universidade Federal do Amazonas

Professora pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas.

Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas

Professora pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas.

Patrícia dos Santos Trindade, Universidade Federal do Amazonas

Professora pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas.

Jamson Justi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Edrilene Barbosa Lima Justi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Nathalia Bentes Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2025-10-13

Como Citar

Tokuta, M. C., Justi, J., Vasconcelos, C. F. C., Martins, K. S. B. da S., Soares, M. das G. P., Vasconcelos, M. E. de O., … Rodrigues, N. B. (2025). Caracterização de Violência entre Estudantes do Ensino Médio de um Município do Interior do Amazonas entre 2019 e 2024. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 4982–5003. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4982-5003

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