Saúde pública e educação popular em saúde: estratégias de comunicação para combater a desinformação e fake News
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4764-4777Palavras-chave:
Saúde Pública. Educação em Saúde. Educação Popular em Saúde. Desinformação. Fake News.Resumo
A saúde pública representa um campo estratégico para a promoção da equidade, sendo responsável por assegurar o direito constitucional à saúde e fortalecer políticas coletivas. Nesse contexto, a comunicação em saúde assume papel fundamental, pois permite a difusão de informações qualificadas, a valorização da educação em saúde e a aproximação entre serviços e comunidades. Entretanto, o avanço da desinformação e a disseminação de fake news, intensificadas durante a pandemia de COVID-19, comprometeram a confiança da população nas instituições, dificultaram o alcance das metas vacinais e ampliaram vulnerabilidades sociais. O objetivo deste estudo foi analisar as estratégias de comunicação em saúde pública articuladas à educação popular como instrumentos para combater a desinformação e fake news. Metodologicamente, trata-se de uma revisão narrativa de literatura que reuniu e discutiu produções científicas, documentos técnicos e normativos publicados entre 2020 e 2025. A busca ocorreu nas bases SciELO, PubMed/MEDLINE, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Scholar, além de documentos oficiais do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Incluíram-se artigos originais, revisões, editoriais, relatórios e legislações pertinentes. O processo analítico foi crítico e interpretativo, priorizando a contextualização do fenômeno da infodemia em diferentes realidades. Conclui-se que a desinformação em saúde representa uma barreira significativa para o sucesso das políticas públicas, impactando principalmente populações em situação de maior vulnerabilidade social. A integração entre comunicação em saúde, educação popular e fortalecimento de programas como o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o Programa Saúde na Escola (PSE) é essencial para ampliar a confiança da população. O enfrentamento às fake news deve priorizar estratégias inovadoras, horizontais e culturalmente sensíveis, capazes de transformar a comunicação em ferramenta pedagógica de emancipação social.
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