SENTIR TAMBÉM ENSINA: EMOÇÕES COMO ALIADAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Neila Aparecida da Cruz
  • Marcelo Batista
  • Manoel Pessôa da Silva
  • João Gabriel Oliveira
  • Joéliton Benvinda de Lima

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4617-4635

Palavras-chave:

Emoções Aprendizagem. Professor de Mediação. Inteligência Emocional. Afeto e Conhecimento. Educação Integral

Resumo

A educação contemporânea esteve marcada pela necessidade de compreender que a aprendizagem não ocorria apenas pela via racional, mas dependia também das condições emocionais em que os sujeitos estavam inseridos. Emoções positivas e negativas influenciavam diretamente a atenção, a memória e o engajamento, configurando-se como fatores determinantes para a qualidade do processo formativo e para a construção de vínculos no espaço escolar. Nesse cenário, o presente artigo teve como objetivo analisar de que maneira as emoções, mediadas pelo professor e estimuladas por práticas pedagógicas, contribuem para a formação de sujeitos autônomos, empáticos e preparados para os desafios contemporâneos. A pesquisa adotou caráter bibliográfico, compreendida, conforme Santana e Narciso (2025) e Santana, Narciso e Fernandes (2025), como procedimento científico que reunia, organiza e analisa criticamente produções já publicadas, possibilitando a construção de diálogos entre diferentes referenciais. Foram utilizadas fontes disponíveis em bases como SciELO e Portal de Periódicos CAPES, selecionadas por critérios de relevância, pertinência e atualidade, o que garantiu maior rigor ao percurso metodológico. A análise demonstrou que emoções positivas, quando reconhecidas e orientadas, fortalecem a motivação e o desempenho acadêmico, enquanto condições afetivas negativas comprometem a percepção de autoeficácia e a continuidade da aprendizagem. Evidenciou-se, ainda, que a integração entre emoção e cognição transformava o ato de aprender em experiência significativa, na medida em que fortalecia vínculos, promovia cooperação e favorecia a autonomia. Concluiu-se que a escola, ao considerar o sentir como dimensão pedagógica, reafirmava sua função de espaço de humanização, no qual razão e afeto se complementam na formação integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FONSECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016.

FURTADO, Lucilia Dias; AMORIM, Raimundo Pereira; BRITO, Renato de Oliveira; WATHIER, Valdoir Pedro. A dimensão afetiva do estudante e a prática docente. Paidéia, v. 18, n. 29, p. 91-112, 2023.

OSTI, Andréia; TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade percebida e sentida: representações de alunos do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 174, p. 204-220, 2019.

SANTANA, Aline Canuto de Abreu; NARCISO, Rodi. Pilares da pesquisa educacional: autores e metodologias científicas em destaque. ARACÊ, v. 7, n. 1, p. 1577-1590, 2025.

SANTANA, Aline Canuto de Abreu; NARCISO, Rodi; FERNANDES, Allysson Barbosa. Explorando as metodologias científicas: tipos de pesquisa, abordagens e aplicações práticas. Caderno Pedagógico, v. 22, n. 1, e13333, 2025.

TESSARO, Fernanda; LAMPERT, Claudia Daiane Trentin. Desenvolvimento da inteligência emocional na escola: relato de experiência. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, e178696, 2019.

Downloads

Publicado

2025-10-08

Como Citar

Cruz , N. A. da, Batista , M., Silva , M. P. da, Oliveira , J. G., & Lima , J. B. de. (2025). SENTIR TAMBÉM ENSINA: EMOÇÕES COMO ALIADAS PEDAGÓGICAS . INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 4617–4635. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4617-4635

Edição

Seção

Artigo Original