CURRÍCULO COM ALMA: INTEGRANDO SABERES E FAZERES

Autores

  • Dinaléia Araujo da Silva
  • Gêneses Soares Pereira
  • Omar Khayyam Duarte do Nascimento Moraes
  • Vitor de Souza Batista
  • Gilmar da Silva Araújo

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4578-4596

Palavras-chave:

Escuta Ativa, Vínculo Pedagógico, Formação Humana, Subjetividade, Interação Social.

Resumo

Este artigo objetivou refletir sobre os caminhos para a construção de um currículo com alma, capaz de integrar os saberes escolares às experiências de vida, promovendo conexões humanas e práticas pedagógicas sensíveis à subjetividade dos alunos. O estudo abordou a importância de repensar o currículo como prática viva, afetiva e ética, que transcende a mera transmissão de conteúdos, considerando as dimensões subjetiva, social e cultural dos envolvidos no processo educativo. Utilizou-se como metodologia de pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores contemporâneos que discutem currículo integrado, pedagogia do cuidado, escuta na educação e interdisciplinaridade, fornecendo subsídios teóricos para a análise. As fontes foram selecionadas com base na relevância e na publicação recente, utilizando materiais disponíveis na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES. Como resultado, concluiu-se que a centralidade dos vínculos humanos, a escuta ativa da diversidade e a valorização dos saberes construídos fora do ambiente escolar formal são elementos fundamentais para uma proposta curricular transformadora. Além disso, constatou-se que um currículo ancorado na realidade dos alunos fortalece o sentido da aprendizagem e amplia o papel social da escola. O artigo contribuiu para reafirmar a necessidade de práticas educativas pautadas na ética, na escuta e na integração entre teoria e vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARDOSO, R. R.; PINHEIRO, B. R.; PINHEIRO, B. A. P.; SOUZA, J. C. M. Currículo escolar: o caminho para uma educação contextualizada e emancipadora. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 10, n. 6, p. 145-149, 2023.

FREITAS, A. Z. S. de; PINTO, A. P.; PIMENTA, J. S. A construção do currículo e os desafios da escola na sociedade contemporânea. Educação Pública, v. 21, n. 17, 2021.

SANTANA, A. C. de A.; NARCISO, R.; FERNANDES, A. B. Explorando as metodologias científicas: tipos de pesquisa, abordagens e aplicações práticas. Caderno Pedagógico, v. 22, n. 1, p. e13333, 2025.

VENÂNCIO, C. F. F.; LIMA, J. R. de; TAVARES, S. R. M.; MEDEIROS, E. M. P. B. de; NARCISO, R. Saberes que se encontram: currículo integrado e interdisciplinaridade na educação profissional e tecnológica. Missioneira, v. 26, n. 3, p. 157-167, 2024.

Downloads

Publicado

2025-10-08

Como Citar

Silva , D. A. da, Pereira , G. S., Moraes, O. K. D. do N., Batista , V. de S., & Araújo , G. da S. (2025). CURRÍCULO COM ALMA: INTEGRANDO SABERES E FAZERES. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 4578–4596. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4578-4596

Edição

Seção

Artigo Original