CURRÍCULO COM ALMA: INTEGRANDO SABERES E FAZERES
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4578-4596Palavras-chave:
Escuta Ativa, Vínculo Pedagógico, Formação Humana, Subjetividade, Interação Social.Resumo
Este artigo objetivou refletir sobre os caminhos para a construção de um currículo com alma, capaz de integrar os saberes escolares às experiências de vida, promovendo conexões humanas e práticas pedagógicas sensíveis à subjetividade dos alunos. O estudo abordou a importância de repensar o currículo como prática viva, afetiva e ética, que transcende a mera transmissão de conteúdos, considerando as dimensões subjetiva, social e cultural dos envolvidos no processo educativo. Utilizou-se como metodologia de pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores contemporâneos que discutem currículo integrado, pedagogia do cuidado, escuta na educação e interdisciplinaridade, fornecendo subsídios teóricos para a análise. As fontes foram selecionadas com base na relevância e na publicação recente, utilizando materiais disponíveis na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES. Como resultado, concluiu-se que a centralidade dos vínculos humanos, a escuta ativa da diversidade e a valorização dos saberes construídos fora do ambiente escolar formal são elementos fundamentais para uma proposta curricular transformadora. Além disso, constatou-se que um currículo ancorado na realidade dos alunos fortalece o sentido da aprendizagem e amplia o papel social da escola. O artigo contribuiu para reafirmar a necessidade de práticas educativas pautadas na ética, na escuta e na integração entre teoria e vida cotidiana.
Downloads
Referências
CARDOSO, R. R.; PINHEIRO, B. R.; PINHEIRO, B. A. P.; SOUZA, J. C. M. Currículo escolar: o caminho para uma educação contextualizada e emancipadora. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 10, n. 6, p. 145-149, 2023.
FREITAS, A. Z. S. de; PINTO, A. P.; PIMENTA, J. S. A construção do currículo e os desafios da escola na sociedade contemporânea. Educação Pública, v. 21, n. 17, 2021.
SANTANA, A. C. de A.; NARCISO, R.; FERNANDES, A. B. Explorando as metodologias científicas: tipos de pesquisa, abordagens e aplicações práticas. Caderno Pedagógico, v. 22, n. 1, p. e13333, 2025.
VENÂNCIO, C. F. F.; LIMA, J. R. de; TAVARES, S. R. M.; MEDEIROS, E. M. P. B. de; NARCISO, R. Saberes que se encontram: currículo integrado e interdisciplinaridade na educação profissional e tecnológica. Missioneira, v. 26, n. 3, p. 157-167, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dinaléia Araujo da Silva , Gêneses Soares Pereira , Omar Khayyam Duarte do Nascimento Moraes, Vitor de Souza Batista , Gilmar da Silva Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.