DO SILÊNCIO AO PROTAGONISMO: A VEZ DOS INVISIBILIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4540-4558Palavras-chave:
Escuta, Participação, Controle, Exclusão, Infância.Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar o papel da escuta ativa no enfrentamento da invisibilidade infantojuvenil nas escolas públicas e nos espaços de socioeducação. O tema abordado centrou-se nas relações entre silenciamento institucional, práticas pedagógicas e possibilidades de participação efetiva de crianças e adolescentes nos processos educativos. A pesquisa teve caráter bibliográfico, fundamentando-se na análise crítica de produções científicas publicadas entre 2019 e 2025, selecionadas com base em critérios de relevância temática, atualidade e disponibilidade em acesso aberto. Foram examinadas obras de autores que discutem a centralidade da escuta, os limites das normativas educacionais e as contradições entre discurso e prática em contextos escolares e socioeducativos. Constatou-se que o protagonismo juvenil permanece amplamente comprometido por estruturas institucionais que mantêm a lógica do controle, da tutela e da disciplinarização, ainda que se utilizem de vocabulário participativo. Os resultados demonstraram que a escuta ativa, quando praticada de forma qualificada e vinculada à transformação institucional, pode contribuir para o reconhecimento do estudante como sujeito político e participante das decisões que o afetam. No entanto, práticas escolares e socioeducativas continuam sustentadas por dispositivos simbólicos que restringem a agência infantojuvenil. A pesquisa indicou a necessidade de revisão dos modelos pedagógicos vigentes e o investimento em formações que valorizem a escuta como fundamento da escola democrática.
Downloads
Referências
PIRES, S. F. S.; BRANCO, Â. U. Protagonismo como valor estruturante: enfrentando a invisibilidade infantojuvenil na escola. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 36, n. 2, pp. 2-13, e23035, 2023.
SANTANA, A. N. V. de; NARCISO, R.; SANTANA, A. C. A. Transformações imperativas nas metodologias científicas: impactos no campo educacional e na formação de pesquisadores. Caderno Pedagógico, v. 22, n. 1, p. e13702, 2025.
SILVA, D. K. da; PERONDI, M.; VIEIRA, P. M. Protagonismo juvenil na socioeducação: tensionamentos e perspectivas. Diálogo, n. 57, p. 3-9, 2025.
VOLKWEISS, A.; LIMA, V. M.; FERRARO, J. L. S.; RAMOS, M. G. Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades. Educação Por Escrito, v. 10, n. 1, e29112, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sinvaldo de Souza Gino , Jeane de Abreu Silva , Cleunice Alves de Paula Lopes , Josélia Fernandes de Sousa, Ana Luzia dos Santos da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.