APRENDIZAGEM PERSONALIZADA COM O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta
  • Igor Mesquita Rodrigues
  • Eduardo da Conceição Santos
  • Vanessa Morgado Madeira Caldeira
  • Simone Correia Oliveira Bernardes

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4519-4539

Palavras-chave:

Aprendizagem Personalizada. Tecnologia Educacional. Educação Básica.

Resumo

A educação contemporânea enfrenta o desafio de adaptar o ensino às necessidades individuais dos estudantes, impulsionando a busca por abordagens mais eficazes. Este estudo justifica-se pela urgência de otimizar os processos educacionais na educação básica, compreendendo a contribuição dos recursos tecnológicos para a aprendizagem personalizada. O objetivo principal consiste em analisar como a tecnologia potencializa essa personalização, promovendo um desenvolvimento integral e significativo. A metodologia empregada é uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, fundamentada na análise sistemática de literatura especializada e documentos acadêmicos recentes. Os resultados indicam que a tecnologia, especialmente a inteligência artificial (artificial intelligence) e plataformas adaptativas, atua como um facilitador essencial, reconfigurando o papel do professor para mediador e promovendo a adoção de metodologias ativas. Conclui-se que a integração tecnológica transforma profundamente o ensino, fomenta o engajamento e a autonomia dos alunos, e exige formação contínua dos educadores para sua implementação eficaz e estratégica, visando a melhoria da qualidade educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, D.; ESPRENDOR, A.; ECCEL, A.; SOUZA, Á.; MALTA, D. Impacto da inteligência artificial na educação inclusiva. Revista Ilustração, v. 5, n. 7, p. 37-47, 2024. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.346

CHEN, L.; CHEN, P.; LIN, Z. Artificial intelligence in education: a review. Ieee Access, v. 8, p. 75264-75278, 2020. https://doi.org/10.1109/access.2020.2988510

COSTA, R.; TAN, Q.; PIVOT, F.; ZHANG, X.; WANG, H. Personalized and adaptive learning. Texto Livre Linguagem E Tecnologia, v. 14, n. 3, e33445, 2021. https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33445

DEMUNER, J.; GOMES, J.; SILVA, C.; CRUZ, N.; REIS, D.; SOUZA, M. O papel do professor na era das tecnologias emergentes: desafios e oportunidades para reconfigurar o ensino e a aprendizagem. ARE, v. 6, n. 2, p. 2536-2551, 2024. https://doi.org/10.56238/arev6n2-123

FRANQUEIRA, A.; MALTA, D.; SANTOS, F.; ALMEIDA, G.; SILVA, L.; SILVA, M.; WOODCOCK, Z. Inteligência artificial na personalização da aprendizagem. Observatorio De La Economía Latinoamericana, v. 22, n. 4, e4101, 2024. https://doi.org/10.55905/oelv22n4-065

GONZALES, A.; GOMES, A.; FERREIRA, J.; MOTA, C.; GOMES, J.; DEMUNER, J. Revolução silenciosa: como a inteligência artificial está transformando o futuro da educação superior. ARE, v. 6, n. 2, p. 1567-1586, 2024. https://doi.org/10.56238/arev6n2-068

GUIMARÃES, J.; COSTA, H.; SCHMIDT, F.; SOUZA, F.; SOUZA, E.; SILVA, S.; SILVA, J. Explorando o potencial da tecnologia brainnet na educação: comunicação e aprendizagem além dos limites tradicionais. Revista Contemporânea, v. 4, n. 5, e4076, 2024. https://doi.org/10.56083/rcv4n5-092

LIMA, R.; COSTA, C.; LIMA, J. Educação personalizada e avaliação para aprendizagem em ecossistemas digitais – análise de um curso de formação docente em contexto pandêmico sob a ótica do professor formador. Ead Em Foco, v. 12, n. 3, e1920, 2023. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1920

LOUREIRO, L.; CAMPOS, M.; SEPP, V.; BALBINO, C.; OLIVEIRA, A. Metodologia ativa no ensino de enfermagem: relato de experiência, integração entre discentes ingressantes e concluintes. Revista Pró-Universus, v. 14, n. Especial, p. 142-146, 2023. https://doi.org/10.21727/rpu.v14iespecial.3805

MARQUES, D.; CUNHA, E.; NOGAROL, L.; SILVA, L.; FIM, M.; SECCHIN, R.; MATAVELLI, S. A personalização do ensino através da tecnologia: impactos, na prática docente e no currículo. Revista Ibero-Americana De Humanidades Ciências E Educação, v. 10, n. 10, p. 4130-4147, 2024. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16397

MOREIRA, A.; SILVA, E.; OLIVEIRA, J. O papel do acompanhante terapêutico (at) dentro do ambiente escolar e seu suporte especializado: apontamentos bibliográficos. Research Society and Development, v. 12, n. 14, e35121444548, 2023. https://doi.org/10.33448/rsd-v12i14.44548

SANTOS, A.; BATISTA, M.; ALMEIDA, S.; OLIVEIRA, I.; LIMA, J. Educação e empoderamento. Revista Amor Mundi, v. 5, n. 7, p. 129-143, 2024. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.501

SANTOS, M.; FERREIRA, J. Transformação educacional: investigando os impactos da inteligência artificial na pedagogia e aprendizado. Revista Contemporânea, v. 4, n. 5, e4294, 2024. https://doi.org/10.56083/rcv4n5-072

TAVARES, A.; BARRETO, C.; PEREIRA, T.; NASCIMENTO, F.; COSTA, S.; MARTINS, S. Sala de aula invertida e tdic na educação básica: revisão sistemática e proposta. Research Society and Development, v. 9, n. 10, e5389108904, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8904

TRINDADE, C. O papel do gestor educacional no ambiente e-learning: desafios e oportunidades. Cuadernos De Educación Y Desenvolvimento, v. 16, n. 10, e6017, 2024. https://doi.org/10.55905/cuadv16n10-127

FREITAS, C. A. Impacto Da Inteligência Artificial Na Avaliação Acadêmica: Transformando Métodos Tradicionais De Avaliação No Ensino Superior. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, v. 11, n. 1, p. 2736–2752, 2024. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.1801.

NARCISO, R.; SANTANA, A. C. de A. METODOLOGIAS CIENTÍFICAS NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO CRÍTICA E PROPOSTA DE NOVOS CAMINHOS. ARACÊ, v. 6, n. 4, p. 19459–19475, 2025. DOI: 10.56238/arev6n4-496. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2779. Acesso em: 25 set. 2025.

MARQUES, H. R.; CAMPOS, A. C.; ANDRADE, D. M.; ZAMBALDE, A. L. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação (Campinas), v. 3, p. 718-741, 2021. DOI: 10.1590/s1414-40772021000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/C9khps4n4BnGj6ZWkZvBk9z/?lang=pt. Acesso em: 25 set. 2025.

OLIVEIRA, F. S. G.; MELO, Y. de A. de; RODRIGUEZ e RODRIGUEZ, M. V. Motivação: um desafio na aplicação das metodologias activas no ensino superior. Avaliação (Campinas), v. e023004, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/GmWDp68P8YgkzcqwXP6G3Jg/. Acesso em: 25 set. 2025.

SCHLICHTING, T. de S.; HEINZLE, M. R. S. Metodologias ativas de aprendizagem na educação superior: aspectos históricos, princípios e propostas de implementação. Revista e-Curriculum, v. 18, n. 1, 2020.

Downloads

Publicado

2025-10-07

Como Citar

Malta , D. P. de L. N., Rodrigues , I. M., Santos, E. da C., Caldeira , V. M. M., & Bernardes , S. C. O. (2025). APRENDIZAGEM PERSONALIZADA COM O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 4519–4539. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4519-4539

Edição

Seção

Artigo Original