INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O SÉCULO

Autores

  • Lindoracy Almeida Santos
  • Omar Khayyam Duarte do Nascimento Moraes
  • Daniela Kelly Pereira da Cruz
  • Cacilda Inacio Da Silva
  • Henrique Diovanni Ferreira Souza

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4501-4518

Palavras-chave:

Internacionalização. Educação Profissional. Desafios.

Resumo

O presente estudo aborda a internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no século XXI, um fenômeno impulsionado pela globalização e pela demanda por profissionais com competências globais. A escolha do tema justifica-se pela necessidade de alinhar a formação às exigências de um mercado de trabalho interconectado, evitando defasagem e promovendo a competitividade. O objetivo principal consiste em analisar as perspectivas e os desafios desse processo, identificando as estratégias e os fatores que o impulsionam ou dificultam. A metodologia emprega uma revisão sistemática da literatura, com abordagem qualitativa e descritiva, para mapear o conhecimento existente. Os resultados indicam significativas contribuições para a qualidade do ensino e a formação de profissionais globais, mas também revelam desafios como a escassez de recursos, a burocracia, as barreiras linguísticas e a complexidade da adaptação curricular. A tecnologia, incluindo a Inteligência Artificial, e as novas competências docentes são elementos centrais. Conclui-se que a internacionalização da EPT é um processo complexo que exige uma visão estratégica integrada e colaborativa para superar obstáculos e maximizar seus benefícios, garantindo a relevância da EPT como motor de desenvolvimento.

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Publicado

2025-10-07

Como Citar

Santos , L. A., Moraes , O. K. D. do N., Cruz, D. K. P. da, Silva , C. I. D., & Souza , H. D. F. (2025). INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O SÉCULO. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 4501–4518. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4501-4518

Edição

Seção

Artigo Original