INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O SÉCULO
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4501-4518Palavras-chave:
Internacionalização. Educação Profissional. Desafios.Resumo
O presente estudo aborda a internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no século XXI, um fenômeno impulsionado pela globalização e pela demanda por profissionais com competências globais. A escolha do tema justifica-se pela necessidade de alinhar a formação às exigências de um mercado de trabalho interconectado, evitando defasagem e promovendo a competitividade. O objetivo principal consiste em analisar as perspectivas e os desafios desse processo, identificando as estratégias e os fatores que o impulsionam ou dificultam. A metodologia emprega uma revisão sistemática da literatura, com abordagem qualitativa e descritiva, para mapear o conhecimento existente. Os resultados indicam significativas contribuições para a qualidade do ensino e a formação de profissionais globais, mas também revelam desafios como a escassez de recursos, a burocracia, as barreiras linguísticas e a complexidade da adaptação curricular. A tecnologia, incluindo a Inteligência Artificial, e as novas competências docentes são elementos centrais. Conclui-se que a internacionalização da EPT é um processo complexo que exige uma visão estratégica integrada e colaborativa para superar obstáculos e maximizar seus benefícios, garantindo a relevância da EPT como motor de desenvolvimento.
Downloads
Referências
BARROSO, R.; FÓFANO, C.; SILVA, S.; LUQUETTI, E. (2021). Currículo, tecnologias e metodologias no século XXI.
CARVALHO, A.; MESQUITA, T.; SILVA, J.; SILVA, I.; TRINTA, V.; MELANIAS, P.; …; ARAÚJO, A. (2023). As novas competências docentes frente aos desafios digitais.
CARVALHO, S.; ARAÚJO, G. (2020). Gestão da internacionalização das instituições de ensino superior. Avaliação Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 25(1), 113-131.
CHAGAS, L. (2024). Da convivência à elaboração teórica: propostas conceituais de língua(s), política(s) linguística(s) e política(s) de internacionalização na visão do grupo de pesquisa sobre políticas linguísticas e de internacionalização da educação superior (GPLIES). Revista Leitura, (83), 107-127.
CORADINI, N.; BORGES, A.; DUTRA, C. (2020). Tecnologia educacional podcast na educação profissional e tecnológica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(16), 216-230.
DIAS, O.; HUSSEIN, F.; CAMILLO, J. (2025). Filosofia da tecnologia na formação docente: implicações para a educação tecnológica. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, 18(7), e19101.
FARIAS, M.; JÚNIOR, G.; MORAES, H.; NASCIMENTO, S. (2020). De ensino presencial para o remoto emergencial: adaptações, desafios e impactos na pós-graduação. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 180-193.
FERREIRA, A.; BARROS, A. (2025). Possibilidades e desafios para uma internacionalização decolonial no currículo da educação básica em uma instituição privada de ensino. Revista Contemporânea, 5(8), e8705.
FORTES, M.; VANINI, L.; ROSSETTO, A.; BREZOLIN, J. (2023). Educação profissional e tecnológica no Brasil: realidades e perspectivas. Observatorio De La Economía Latinoamericana, 21(9), 10582-10601.
GARCIA, M.; GUSSI, A. (2024). Discutindo a internacionalização das universidades latino-americanas e caribenha. Interfaces Da Educação, 15(43), 256-276.
JONES, W.; SANTOS, J.; LUCENA, S. (2025). Entrevista com W. Monty Jones. Interfaces Científicas - Educação, 13(1), 1-12e.
MARQUES, H. R.; CAMPOS, A. C.; ANDRADE, D. M.; ZAMBALDE, A. L. (2021). Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 3, p. 718-741.
MOROSINI, M. (2021). Internacionalização da educação superior no Brasil e desafios no contexto do Sul Global. Revista Educación Superior y Sociedad (ESS), 33(1), 361-383.
MOROSINI, M.; WOICOLESCO, V.; MARCELINO, J.; HATSEK, D. (2023). Estratégias de internacionalização de universidades brasileiras participantes do Programa CAPES PrInt. Education Policy Analysis Archives, 31.
NARCISO, R.; SANTANA, A. C. de A. (2025). Metodologias científicas na educação: uma revisão crítica e proposta de novos caminhos. ARACÊ, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 19459–19475.
OLIVEIRA, F. S. G.; MELO, Y. de A. de; RODRIGUEZ, M. V. R. (2023). Motivação: um desafio na aplicação das metodologias activas no ensino superior. Avaliação (Campinas), p. e023004.
SANTOS, A. (2020). Internacionalização da pesquisa e produção do conhecimento sobre educação do campo da área da educação na região Nordeste (2013-2020). Práxis Educacional, 16(43), 196-228.
SCHLICHTING, T. de S.; HEINZLE, M. R. S. (2020). Metodologias ativas de aprendizagem na educação superior: aspectos históricos, princípios e propostas de implementação. Revista e-Curriculum, v. 18, n. 1.
ZAMILIAN, G.; WIEDEMANN, S. (2025). As contribuições e limitações da internacionalização na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 1(25).
OLIVEIRA, F. S. G. (2023). Motivação: um desafio na aplicação das metodologias ativas no ensino superior. Avaliação (Campinas), v. 28, p. 023004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lindoracy Almeida Santos , Omar Khayyam Duarte do Nascimento Moraes , Daniela Kelly Pereira da Cruz, Cacilda Inacio Da Silva , Henrique Diovanni Ferreira Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.