REESTRUTURAÇÃO DO SITE DA OPM: EXPLORANDO ESTRATÉGIAS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO WEB PARA APRIMORAR A COMUNICAÇÃO E ACESSO AO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4481-4500Palavras-chave:
Divulgação Científica. Programação Web. Olimpíada Parintinense de Matemática. Educação Matemática. Apropriação Social da Ciência e Tecnologia.Resumo
Este artigo apresenta a reestruturação do site da Olimpíada Parintinense de Matemática (OPM), com o objetivo de ampliar o acesso às informações do evento e implementar estratégias de Divulgação Científica (DC) por meio de técnicas de programação web. Fundamenta-se em uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa, com análise documental e levantamento bibliográfico. Foram adotadas práticas de DC com base no modelo de Apropriação Social da Ciência e Tecnologia (ASC&T), visando tornar o conhecimento matemático mais acessível e atrativo para estudantes, professores e comunidade. Como resultado, foi desenvolvido um site mais funcional, alinhado às diretrizes de acessibilidade digital, incorporando conteúdos pedagógicos conforme a BNCC e recursos multimídia que fortalecem a participação da sociedade na construção do conhecimento. Conclui-se que a reestruturação contribui para democratizar o acesso à matemática e valorizar a ciência no contexto local.
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