O negro e o racismo na televisão brasileira
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n1p168-192Palavras-chave:
televisão, negro, racismo, Brasil.Resumo
Neste texto apresentamos as discussões acerca da televisão como produtora de sentidos e a representação do negro e o racismo na Televisão Brasileira. Para melhor compreender o objeto de estudo, a investigação buscou o diálogo com estudiosos da história, da comunicação/televisão, especialmente aqueles que se baseiam teoricamente nos Estudos Culturais e na Análise Crítica do Discurso. Para alcançar o objetivo inicial proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, para depois sim utilizar do embasamento teórico e metodológico da análise crítica do discurso. Os dados revelam que as representações do negro na televisão brasileira, principalmente por meio de programas humorísticos moldam e ainda se remetem ao negro de uma forma subalterna e preconceituosa. Os resultados apontam ainda que as mídias não tratam de modo crítico a representação do negro, ao contrário, oferecem subsídios teóricos e técnicos para fortalecer o racismo, corroborando com estereótipos e ideologias de opressão à pessoa e à população negra. Os discursos que aparecem com maior frequência são auqueles associam a negritude com feiura, malandragem, esprestígio social, submissão/subordinação, pobreza, entre outros.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Joel Zito. A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira. 2. ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2004.
ARAÚJO, Joel Zito. O negro na dramaturgia, um caso exemplar da decadência do mito da democracia racial brasileira. Rev. Estud. Fem. (Florianópolis). v. 16, set. / dez. 2008.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 026X2008000300016& lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 2 jan. 2020.
BACCEGA, Maria Aparecida. O estereótipo e as diversidades. Comunicação & Educação, v.13, p.7-14, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i13p7-14. Acesso em: 2 jan. 2020.
BARBERO, Jesús Martins. Os métodos: dos meios às mediações. In: BARBERO, Jesús Martins. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001.
BERGSON, Henri. O Riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Compreender. In: BOURDIEU, Pierre (org.) A miséria do mundo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 693-732.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Censo Demográfico 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.
D’ADESKY, Jacques Edgard. Pluralismo Étnico e Multiculturalismo: Racismos e Anti- racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2005.
FANON, Frantz. Pele Negra Máscaras Brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2001.
LOPES, Gustavo Acioli. O tráfico Transatlântico de escravos para o Brasil – séculos XVI-XIX. In: REIS, Isabel Cristina Ferreira; ROCHA, Solange Pereira (org.). Diáspora Africana nas Américas. Cruz das Almas: EDUFRB; Belo Horizonte: Fino Traço, 2016.
LUHMANN, Niklas. A Realidade dos Meios de Comunicação. São Paulo: Paulus, 2005.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Editora Ática, 1986.
MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O Negro no Brasil de Hoje. São Paulo: Global, 2006.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade Nacional versus identidade negra. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
NELSON, Cary et al. Estudos culturais: uma introdução. In: SILVA, Thomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 6. ed. Tradução de Thomaz Tadeu da Silva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de discurso. Princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas: Pontes, 2001b.
PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 4. ed. São Paulo: Rêspel, 2012.
SODRÉ, Muniz. Claros e escuros. Identidade, povo e mídia no Brasil. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
WOLTON, Dominique. Elogio do Grande Público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 1996
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruno Marcelo de Souza Costa, Elivaldo Serrão Custódio, Antonio Eugênio Furtado Corrêa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.