Interculturalidade na formação médica: revisão integrativa sobre a atuação de estudantes de medicina no atendimento a populações indígenas e não indígenas na Atenção Primária à Saúde

Autores

  • Zumma da Silva Lima Feijão Faculdade Santa Teresa
  • Keith Alessandra da Rocha Moura
  • Felipe Alves de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4437-4452

Resumo

A formação médica contemporânea no Brasil enfrenta o desafio de preparar profissionais aptos a atuar em contextos de intensa diversidade sociocultural, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS). Este estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, a atuação de estudantes de medicina em Unidades de Saúde da Família (USFs), no atendimento a populações indígenas e não indígenas, com foco no desenvolvimento de competências interculturais. A pesquisa foi realizada em bases de dados nacionais e internacionais, utilizando descritores relacionados à formação médica, saúde indígena, interculturalidade e APS. Os resultados revelaram que marcos normativos, como a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e as Diretrizes Curriculares Nacionais, assim como iniciativas institucionais e programas de extensão, favorecem experiências de campo capazes de sensibilizar estudantes e promover o respeito aos saberes tradicionais. Contudo, as práticas ainda se mostram pontuais, heterogêneas e pouco integradas aos currículos de forma transversal. Evidências internacionais indicam a necessidade de reformas estruturais, apoio acadêmico a estudantes indígenas e metodologias específicas de comunicação intercultural. Conclui-se que a interculturalidade deve ser tratada como eixo central da formação médica, de modo a contribuir para a redução das desigualdades em saúde e para a consolidação de uma APS inclusiva e equitativa.

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

da Silva Lima Feijão, Z., Moura, K. A. da R., & Almeida, F. A. de. (2025). Interculturalidade na formação médica: revisão integrativa sobre a atuação de estudantes de medicina no atendimento a populações indígenas e não indígenas na Atenção Primária à Saúde. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 4437–4452. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4437-4452

Edição

Seção

Artigo Original