Sintomas Subclínicos de Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Desempenho Acadêmico: Um olhar sobre os desafios e resiliências de estudantes em Manaus

Autores

  • Guilherme Oliveira dos Santos Pereira Faculdade Santa Tereza
  • Jamily de Oliveira Damacena FaculdadeSantaTereza
  • Jefferson Raphael Gonzaga Lemos Faculdade Santa Tereza
  • Dimas Melo Gonçalves Faculdade Santa Tereza

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4057-4073

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os impactos dos sintomas subclínicos de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) no desempenho acadêmico e profissional, considerando as especificidades do contexto da cidade de Manaus. Trata-se de uma revisão de literatura de caráter narrativo e exploratório, realizada a partir da seleção de dez artigos científicos publicados entre 2020 e 2025, em acesso aberto e disponíveis em formato integral. Os critérios de inclusão priorizaram estudos que abordassem manifestações obsessivo-compulsivas em nível subclínico e sua relação com funções cognitivas, emocionais e adaptativas, bem como seus reflexos na vida estudantil e laboral. A análise revelou que a prevalência de sintomas subclínicos é significativa em populações universitárias e jovens profissionais, associando-se a dificuldades de concentração, rigidez cognitiva, perfeccionismo e altos níveis de estresse, fatores que podem comprometer tanto o rendimento acadêmico quanto a inserção no mercado de trabalho. Constatou-se, ainda, que as condições socioeconômicas locais exercem influência importante, ampliando a vulnerabilidade dos estudantes manauaras. Apesar de alguns autores apontarem que características obsessivo-compulsivas podem, em determinados contextos, favorecer organização e disciplina, o efeito predominante é de prejuízo para a saúde mental e o desempenho. Concluiu-se que os sintomas subclínicos de TOC devem ser compreendidos como um desafio multidimensional que demanda estratégias institucionais de prevenção e suporte psicopedagógico, a fim de garantir maior equilíbrio entre formação acadêmica, desenvolvimento profissional e qualidade de vida.

Palavras-chave: desempenho acadêmico; Manaus; saúde mental; sintomas subclínicos; transtorno obsessivo-compulsivo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

Pereira , G. O. dos S., Damacena, J. de O., Lemos, J. R. G., & Gonçalves, D. M. (2025). Sintomas Subclínicos de Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Desempenho Acadêmico: Um olhar sobre os desafios e resiliências de estudantes em Manaus . INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 4057–4073. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4057-4073

Edição

Seção

Revisão de Literatura