O IMPACTO DA CULTURA E DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA EFICIÊNCIA DE PROCESSOS INTERNOS: UM ESTUDO DE CASO DE INTERVENÇÃO NO GRUPO TAWRUS.

Autores

  • Alison Kevin Neves da Costa
  • Rânia Danielle Soares Ferreira
  • Vitória Maria Félix de Santana
  • José Carlos Alves Roberto
  • José Roberto Lira Pinto Junior

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p37849-3855

Palavras-chave:

Cultura Organizacional; Comunicação Interna; Eficiência de Processos; Diagrama de Ishikawa; Gestão da Qualidade.

Resumo

O presente artigo analisa o impacto da cultura e da comunicação organizacional na eficiência de processos internos, tomando como objeto de estudo o Grupo Tawrus, uma empresa de segurança privada em Manaus. A pesquisa foi motivada por desafios internos de gestão, caracterizados pela dificuldade de comunicação e pela falta de fluidez entre os setores administrativos. O objetivo central do trabalho foi diagnosticar as causas da comunicação ineficaz e propor soluções práticas que promovessem a integração e a eficiência administrativa. Adotando uma abordagem qualitativa e exploratória sob a forma de um estudo de caso único , a metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Na etapa de resultados, o Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa) foi aplicado para visualizar as origens do problema , identificando causas-raiz relacionadas à centralização da comunicação em gestores, a ausência de canais formais e um ambiente físico pouco colaborativo. O diagnóstico revelou uma significativa desconexão entre a estrutura formal e o fluxo de trabalho real, indo de encontro aos princípios de gestão de processos e clima organizacional. Em resposta, foi elaborada uma proposta de intervenção com ações de baixo custo e alta viabilidade, detalhadas pela ferramenta 5W2H. As ações propostas incluem a implementação de canais de comunicação formais, reuniões semanais de alinhamento, o incentivo à cultura de feedback e a criação de um roteiro de integração para novatos. O estudo conclui que a ineficácia da comunicação é o principal gargalo para a produtividade, e que o investimento em elementos intangíveis, como cultura e comunicação, é crucial para a eficiência administrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVOLIO, Bruce J.; BASS, Bernard M. Multifactor leadership questionnaire: manual and sample set. 3. ed. Redwood City: Mind Garden, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

______. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso nas organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

______. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri: Manole, 2014.

CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

DEMING, W. Edwards. Out of the crisis. Cambridge: MIT Press, 1986.

HAMMER, Michael; CHAMPY, James. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

ISHIKAWA, Kaoru. Controle de qualidade total à maneira japonesa. São Paulo: Pioneira, 1985.

MAXIMIANO, Antonio Carlos. Teoria geral da administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MINTZBERG, Henry. Estrutura e dinâmica das organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.

SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2025-09-29

Como Citar

Costa, A. K. N. da, Ferreira, R. D. S., Santana, V. M. F. de, Roberto, J. C. A., & Pinto Junior , J. R. L. (2025). O IMPACTO DA CULTURA E DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA EFICIÊNCIA DE PROCESSOS INTERNOS: UM ESTUDO DE CASO DE INTERVENÇÃO NO GRUPO TAWRUS . INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 37849–3855. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p37849-3855

Edição

Seção

Estudo de Caso