O IMPACTO DA CULTURA E DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA EFICIÊNCIA DE PROCESSOS INTERNOS: UM ESTUDO DE CASO DE INTERVENÇÃO NO GRUPO TAWRUS.
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p37849-3855Palavras-chave:
Cultura Organizacional; Comunicação Interna; Eficiência de Processos; Diagrama de Ishikawa; Gestão da Qualidade.Resumo
O presente artigo analisa o impacto da cultura e da comunicação organizacional na eficiência de processos internos, tomando como objeto de estudo o Grupo Tawrus, uma empresa de segurança privada em Manaus. A pesquisa foi motivada por desafios internos de gestão, caracterizados pela dificuldade de comunicação e pela falta de fluidez entre os setores administrativos. O objetivo central do trabalho foi diagnosticar as causas da comunicação ineficaz e propor soluções práticas que promovessem a integração e a eficiência administrativa. Adotando uma abordagem qualitativa e exploratória sob a forma de um estudo de caso único , a metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Na etapa de resultados, o Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa) foi aplicado para visualizar as origens do problema , identificando causas-raiz relacionadas à centralização da comunicação em gestores, a ausência de canais formais e um ambiente físico pouco colaborativo. O diagnóstico revelou uma significativa desconexão entre a estrutura formal e o fluxo de trabalho real, indo de encontro aos princípios de gestão de processos e clima organizacional. Em resposta, foi elaborada uma proposta de intervenção com ações de baixo custo e alta viabilidade, detalhadas pela ferramenta 5W2H. As ações propostas incluem a implementação de canais de comunicação formais, reuniões semanais de alinhamento, o incentivo à cultura de feedback e a criação de um roteiro de integração para novatos. O estudo conclui que a ineficácia da comunicação é o principal gargalo para a produtividade, e que o investimento em elementos intangíveis, como cultura e comunicação, é crucial para a eficiência administrativa.
Downloads
Referências
AVOLIO, Bruce J.; BASS, Bernard M. Multifactor leadership questionnaire: manual and sample set. 3. ed. Redwood City: Mind Garden, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
______. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso nas organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
______. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri: Manole, 2014.
CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
DEMING, W. Edwards. Out of the crisis. Cambridge: MIT Press, 1986.
HAMMER, Michael; CHAMPY, James. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
ISHIKAWA, Kaoru. Controle de qualidade total à maneira japonesa. São Paulo: Pioneira, 1985.
MAXIMIANO, Antonio Carlos. Teoria geral da administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MINTZBERG, Henry. Estrutura e dinâmica das organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.
SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alison Kevin Neves da Costa, Rânia Danielle Soares Ferreira, Vitória Maria Félix de Santana, José Carlos Alves Roberto, José Roberto Lira Pinto Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.