DISGRAFIA EM ADULTOS: EVIDÊNCIAS CLÍNICAS, DIAGNÓSTICAS E INTERVENÇÕES NA VIDA ADULTA

Autores

  • Kelly Cristina Encide de Vasconcelos Donadai
  • Rodolfo de Oliveira Medeiros
  • Giovana Cortez Rodolpho
  • Isabela Greggio Ferreira
  • Geovanna de Castro Feitosa
  • Isabella Messias de Andrade
  • Izabela Manfio Rorato
  • Maria Clara Capobianco Marangão
  • Diego da Silva Marques
  • Letícia Belleze Silva
  • Isabella Donda Mancuzo Escaraboto
  • Ligiane Aparecida Barboza de Araújo Brant
  • Cristiano Machado Galhardi
  • Cintia Gisele de Andrade Pozenato
  • Giseli Donadon Germano

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p3763-3776

Palavras-chave:

Disgrafia; Adultos; Reabilitação.

Resumo

A disgrafia, frequentemente estudada na infância, pode persistir ou se manifestar na vida adulta, impactando a autonomia, a autoestima e a inserção social e profissional. Este estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura, as evidências clínicas, diagnósticas e terapêuticas sobre disgrafia em adultos. Foram selecionados 10 artigos publicados entre 2010 e 2025 nas bases PubMed, SciELO, Web of Science e ScienceDirect, conforme os critérios metodológicos do PRISMA. A análise permitiu a organização dos resultados em duas categorias: (1) evidências clínicas e diagnósticas da disgrafia em adultos; e (2) estratégias de intervenção e implicações para a vida cotidiana. Os achados indicam que a disgrafia pode estar associada a quadros desenvolvimentais persistentes ou a lesões neurológicas adquiridas, apresentando diferentes perfis (lexical, fonológico, periférico, misto e buffer grafêmico). Destaca-se a escassez de instrumentos diagnósticos específicos para adultos, com a maioria derivada de protocolos infantis ou adaptados a contextos de afasia, o que dificulta a precisão clínica e a comparação entre estudos. No campo das intervenções, emergem tanto métodos tradicionais de reabilitação quanto tecnologias assistivas, como softwares de predição textual e reconhecimento de voz. Entretanto, o acesso desigual e a ausência de padronização limitam sua efetividade. Conclui-se que a disgrafia em adultos demanda abordagem multiprofissional, protocolos específicos e políticas públicas que considerem não apenas os déficits de escrita, mas também seus impactos emocionais, funcionais e sociais.

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Publicado

2025-09-27

Como Citar

Donadai, K. C. E. de V., Medeiros, R. de O., Rodolpho, G. C., Ferreira, I. G., Feitosa, G. de C., Andrade, I. M. de, … Germano, G. D. (2025). DISGRAFIA EM ADULTOS: EVIDÊNCIAS CLÍNICAS, DIAGNÓSTICAS E INTERVENÇÕES NA VIDA ADULTA. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 3763–3776. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p3763-3776

Edição

Seção

Revisão de Literatura