EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FORMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p3884-3902

Palavras-chave:

Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Educação em Saúde, Vigilância

Resumo

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) representam um dos maiores desafios da saúde pública, associadas a alta prevalência, mortes prematuras e elevado impacto social e econômico. No Brasil, afetam principalmente populações vulneráveis, refletindo desigualdades em saúde. Relacionadas a fatores de risco modificáveis, exigem estratégias de prevenção e controle eficazes. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar e discutir a educação em saúde como estratégia para a prevenção e o controle das DCNT. Foi realizada, em 2025, esta revisão integrativa da literatura, fundamentada em pesquisas nas bases de dados MEDLINE e PubMed. Os achados demonstram que a educação em saúde é fundamental para a prevenção e o controle das DCNTs, ao reduzir fatores de risco, fortalecer o autocuidado e estimular hábitos saudáveis. Além de beneficiar indivíduos, gera impactos positivos para os sistemas de saúde e para a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Fernanda et al. Estudo de caso de Tarumã: O uso de telemedicina e Inteligência Artificial para redução da mortalidade por doenças cardíacas e otimização dos recursos em saúde. Ciências da Saúde, 20 jan. 2022.

BABAITA, Abdulfatai Olamilekan et al. Identifying key factors for successful formulation and implementation of healthcare policies on non-communicable diseases: a multinational analysis. Frontiers in Public Health, v. 12, 8 fev. 2024.

BAUMERT, Jens et al. Diabetes mellitus, cardiovascular and chronic respiratory diseases in Germany and Europe - results of the European Health Interview Survey. Journal of Health Monitoring , 2024.

BRANDÃO, Thalyta Lopes et al. Saúde pública como pilar fundamental para o enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis. Journal of Medical and Biosciences Research, v. 1, n. 3, p. 1541–1551, 31 ago. 2024.

BRASIL, Ministério da Saúde. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil 2021-2030. Ministério da Saúde, 2021.

CANFELL, Oliver J. et al. Real-world data for precision public health of noncommunicable diseases: a scoping review. BMC Public Health, v. 22, n. 1, p. 2166, 24 nov. 2022.

CHIU, Simon Keith; HALL, Alix; FREEBAIRN, Louise. Enhancing noncommunicable public health programs: A system dynamics approach to understanding reach, maintenance, and implementation costs. Bundesgesundheitsblatt - Gesundheitsforschung - Gesundheitsschutz, v. 68, n. 7, p. 769–777, 30 jul. 2025.

FAUST, Letícia Paulina; MARTINS, Joânio Lopes. Efeito das doenças crônicas sobre os custos do sus: estudo de correlação. Asclepius International Journal of Scientific Health Science, v. 3, p. 01–07, 2024.

FELIX, Camilo et al. Self-Reported Prevalence of Chronic Non-Communicable Diseases Concerning Socioeconomic and Educational Factors: Analysis of the PURE-Ecuador Cohort. Global Heart, v. 20, n. 1, p. 29, 13 mar. 2025.

FIGUEIREDO, Ana Elisa Bastos; CECCON, Roger Flores; FIGUEIREDO, José Henrique Cunha. Doenças crônicas não transmissíveis e suas implicações na vida de idosos dependentes. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 1, p. 77–88, jan. 2021.

GIRALDO, Álvaro Franco. Modelos de promoción de la salud y determinantes sociales: una revisión narrativa. Hacia la Promoción de la Salud, v. 27, n. 2, p. 237–254, 1 jul. 2022.

HETLAND, Rebecca A. et al. Social inequality in prevalence of NCD risk factors: a cross-sectional analysis from the population-based Tromsø Study 2015–2016. BMJ Open, v. 14, n. 4, p. e080611, 30 abr. 2024.

LE, Hang Thi et al. Non-communicable diseases prevention in remote areas of Vietnam: Limited roles of health education and community workers. PLOS ONE, v. 17, n. 9, p. e0273047, 26 set. 2022.

LEAL NETO, Onicio; VON WYL, Viktor. Digital Transformation of Public Health for Noncommunicable Diseases: Narrative Viewpoint of Challenges and Opportunities. JMIR Public Health and Surveillance, v. 10, p. e49575, 25 jan. 2024.

LOPES, Monique da Silva et al. Processo de trabalho na atenção básica na assistência às doenças crônicas. Revista Ciência Plural, p. 81–99, 2021.

MACINKO, James; MULLACHERY, Pricila H. Education-related health inequities in noncommunicable diseases: an analysis of the Brazilian National Health Survey, 2013 and 2019. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, n. suppl 1, 2022.

MALTA, Deborah Carvalho et al. Carga das Doenças Crônicas Não Transmissíveis nos Países de Língua Portuguesa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, n. 5, p. 1549–1562, maio 2023.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758–764, dez. 2008.

NETO, Onicio Leal; WYL, Viktor Von. Digital Transformation of Public Health for Noncommunicable Diseases: Narrative Viewpoint of Challenges and Opportunities. JMIR Public Health and Surveillance, v. 10, p. e49575, 25 jan. 2024.

NOGUEIRA, Denise Lima et al. Educação em saúde e na saúde: conceitos, pressupostos e abordagens teóricas. SANARE - Revista de Políticas Públicas, v. 21, n. 2, 29 dez. 2022.

PEDROSO, Charlise Fortunato et al. Magnitude of risk factors for chronic noncommunicable diseases in adolescents and young adults in Brazil: A population-based study. PLOS ONE, v. 18, n. 10, p. e0292612, 19 out. 2023.

PIRES, Laurenice de Jesus Alves; RIBEIRO, José Mendes; CRUZ, Marly Marques da. Um breve panorama sobre a Agenda 2030, as doenças crônicas não transmissíveis e os desafios de não deixar ninguém para trás. Cadernos de Saúde Pública, v. 40, n. 7, 2024.

ROCHA, Karine Siqueira Cabral et al. Utilização da inteligência artificial como estratégia de monitoramento e controle de doenças crônicas não transmissíveis: uma revisão integrativa da literatura. ARACÊ, v. 6, n. 3, p. 7676–7691, 15 nov. 2024.

SAAD, Randa K. et al. Addressing emerging public health threats: the Noncommunicable Disease Capacity Assessment and Planning (N-CAP) Process. Frontiers in Public Health, v. 12, 5 jun. 2024.

SCHMIDT, Maria Inês; DUNCAN, Bruce Bartholow. Commentary on Education-Related Health Inequities in Noncommunicable Diseases: An Analysis of the Brazilian National Health Survey, 2013 and 2019. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, n. suppl 1, 2022.

SHI, Xin et al. Prevalence of Multimorbidity of Chronic Noncommunicable Diseases in Brazil: Population-Based Study. JMIR Public Health and Surveillance, v. 7, n. 11, p. e29693, 25 nov. 2021.

SOUZA, Rodrigo da Silva Fraga de; COSTA, Sara Nállia de Oliveira; MENEZES, Jackson de Souza. O impacto das intervenções de atividade física na promoção da saúde na escola: um plano para a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Educação, 2 abr. 2025.

VILLAR, Natalia Pimentel Gonçalves et al. A importância da relação médico-paciente na abordagem às doenças crônicas não transmissíveis. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 27, p. e7103, 3 jun. 2021.

WANG, Danyang et al. Association between socioeconomic status and health behaviour change before and after non-communicable disease diagnoses: a multicohort study. The Lancet Public Health, v. 7, n. 8, p. e670–e682, ago. 2022.

ZHAO, Shi-qi et al. Individual-Level Health Care Costs Attributable to Noncommunicable Diseases: A Longitudinal Study Based on the Older Adults in China. INQUIRY: The Journal of Health Care Organization, Provision, and Financing, v. 60, 3 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2025-09-29

Como Citar

Silva, A. R. da, Mangroo, S. M. de C., Ribeiro, A. P. A., Andrade, R. P., Santos, A. M. dos, Alves, L. M. B., … Santos, G. M. S. dos. (2025). EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FORMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: REVISÃO INTEGRATIVA. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 3884–3902. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p3884-3902

Edição

Seção

Revisão de Literatura