PAULO FREIRE COMO PRECUSSOR DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CAMPO EDUCACIONAL DO BRASIL

Autores

  • Alessandro Gomes de Sousa Licenciado em História pelo IFPA campus Conceição do Araguaia-PA e pós-graduado em História do Brasil
  • Roberto Francisco de Oliveira Doutor em Ciências da Religião pela PUC-GO e professor EBTT do IFPA do campus Conceição do Araguaia-PA

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p3652-3663

Resumo

Já se integraram à educação contemporânea as chamadas Metodologias Ativas. Tratam-se de estratégias pedagógicas onde o aluno participa ativamente das construções e execuções do ensino-aprendizagem. Essas Metodologias são muito recentes em sua nomenclatura, porém, enquanto prática, foram antecedidas por teóricos que, embora não as tenham designado formalmente como Metodologias Ativas, fizeram abundante uso de seus pressupostos. Esse é o caso do pedagogo Paulo Freire aqui no Brasil. Quando o mesmo desenvolve o protagonismo do estudante, o regime de mediação aplicado ao docente e uma educação de cunho problematizador, acaba por se antecipar aos elementos específicos das Metodologias de caráter ativo.  

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Publicado

2025-09-25

Como Citar

Sousa, A. G. de, & Oliveira, R. F. de. (2025). PAULO FREIRE COMO PRECUSSOR DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CAMPO EDUCACIONAL DO BRASIL. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 3652–3663. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p3652-3663

Edição

Seção

Artigo Original