INTEGRAÇÃO DO BIM À GESTÃO PATRIMONIAL: UMA ABORDAGEM PARA OTIMIZAR O CONTROLE DA DEPRECIAÇÃO FÍSICA EM IMÓVEIS DA UNIÃO
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p3403-3422Resumo
A depreciação física de imóveis da União constitui um desafio significativo para a gestão patrimonial pública, representando perdas anuais expressivas estimadas em cerca de R$ 18 bilhões em 2022. O objetivo deste artigo é analisar a importância da depreciação física dos imóveis públicos sob a ótica da Engenharia Civil com a integração com o sistema Building Information Modelling (BIM), identificando métodos de avaliação empregados, bem como alternativas técnicas para o aprimoramento do controle patrimonial. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica, análise documental de relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) e dados disponibilizados pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), além da comparação com técnicas de avaliação reconhecidas pela Engenharia Civil e a implementação da tecnologia BIM que integra dados construtivos, de manutenção e inspeções em tempo real. O estudo de caso demonstrou que ambos os métodos resultaram em valores semelhantes de depreciação, porém o BIM apresentou vantagens significativas em termos de precisão, transparência e gestão patrimonial contínua. Os resultados evidenciam que a ausência de cadastro adequado, a obsolescência construtiva e a falta de manutenção preventiva são fatores determinantes para o avanço da depreciação física a adoção de uma abordagem mista, combinando a segurança normativa do método tradicional com a inovação tecnológica do BIM, representa a solução mais eficiente para otimizar o uso racional de recursos públicos e garantir a sustentabilidade do patrimônio imobiliário da União.
Palavras-chave: Avaliação de imóveis; Depreciação física; BIM; Ross-Heidecke; Gestão patrimonial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juliana Gonçalves do Carmo Felix , Maria Vitoria Santos Matos, Dimas Melo Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.