EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19: dificuldades e estratégias adotadas por professores das series iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino de Conceição do Araguaia-PA
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p2993-3016Keywords:
Educação Física escolar. Pandemia. COVID-19.Abstract
Com o anúncio da pandemia em março de 2020, as instituições de ensino brasileiras suspenderam as atividades presenciais como forma de combate ao vírus. A educação precisou reestruturar seu cronograma escolar, buscando soluções e criando novas metodologias de aprendizagem. Com isso surgiram inúmeros desafios, principalmente para os professores de Educação Física, cuja disciplina tem um caráter prático maior. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar as dificuldades e as estratégias adotadas por professores de Educação Física das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Conceição do Araguaia-PA, durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa trata-se de um estudo de campo, de abordagem qualitativa, natureza exploratória e descritiva, realizada com nove professores de Educação Física da rede pública de ensino do município de Conceição do Araguaia-PA que atuaram no Ensino Fundamental I, no período da pandemia. Os quais responderam a um questionário, adaptado de Santos (2021), com perguntas fechadas e abertas, em que os professores relataram suas experiências no planejamento e na organização das aulas de Educação Física no período pandêmico.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria no 188, de 03 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 04 fev. 2020d.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.
BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em:
<http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924>. Acesso em: 17 mai. 2022.
PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. Desafios da educação em tempos de pandemia. - Cruz Alta: Ilustração, 2020. 324 p. ; 21 c
FEITOSA, Eliza Patrícia Lopes; GAMA, Tatiane Santana da; OLIVEIRA, Renata Greco de. TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS: a criança de seis anos no ensino fundamental. Governador Valadares. 2016. Disponível em:
<https://www.univale.br/transicao-da-educacao-infantil-para-os-anos-iniciais-a-crianc a-deseis-anos-no-ensino-fundamental/>. Acesso em: 17 mai. 2022.
FINCK, Silvia Christina Madrid. A educação Física e o esporte na escola. Cotidiano, Saberes e Formação. 2a ed. Curitiba: Ed. Ibpex, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.
GOIS, Pamela Karina de Melo et al. Reflexões sobre o impacto da pandemia na Educação
Física Escolar. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n.
3, p. 220-227, ago. 2021. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1213>. Acesso em: 19 jan. 2022.
GODOI, M.; KAWASHIMA, l. b.; GOMES, l. de a.; CANEVA, c. as práticas do ensino remoto emergencial de educação física em escolas públicas durante a pandemia de covid19: reinvenção e desigualdade. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e012, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e012.id995. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/995.
GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; GOMES, Luciane de Almeida. Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 86-101, set./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18659.
KAEFER, Rita de Cassia Lindner; ASSIS, Ana Leonora Sebrão. A importância da Educação Física na Educação Infantil. 2020. Disponível em: <https://livrozilla.com/doc/880268/aimport%C3%A2ncia-da-educa%C3%A7%C3%A3o-f%C3%ADsica-naeduca%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 17 mai. 2022.
MATTOS, S. M.; GONÇALVES, A. de F.; FERNANDES, M. de M. . Recommendations for teaching Physical Education in schools during the Covid-19 pandemic: a review protocol. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 13, p. e70101320812, 2021. DOI:
10.33448/rsd-v10i13.20812.
MOREIRA, E. C.; PEREIRA, R. S. Desafios impostos às aulas de educação física na pandemia: caminhos para a ressignificação do trabalho docente. Caderno de Educação
Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 51–57, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27461. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27461. Acesso em: 20 jan. 2022.
NEVES, José Luís, Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades, caderno de pesquisa em administração, São Paulo, V.1, N 3, 2 SEM./1996.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração / Maxwell Ferreira de Oliveira. -- Catalão: UFG, 2011. 72 p.: il.
FERREIRA, Verônica Moreira Souto; OLIVEIRA, Tálita Regina Henrique de; SILVA, Maria Ivonaide Félix Duarte da. DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1272>. Acesso em: 26 jan. 2023.
SANTOS, Ítalo José Silva. Os desafios nas aulas remotas de educação física: uma investigação a partir das experiências de professores nos anos iniciais do ensino fundamental I/ Ítalo José Silva. – 2021. 65f.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da saúde, Departamento de Educação Física. Natal. RN, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Elito Guilherme de Sousa Rabelo, Ione Gonçalves de Oliveira, Jamila Soeiro de Oliveira, Jefeson Gonçalves de Oliveira, Jhulyson Soares Saraiva, Marcio Silva da Conceição, Taisa dos Santos Veloso, Tamara Cristina da Silva Ferrreira , Tamirez Santana Muniz

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.