FUTSAL NA ESCOLA: como é vista a participação das meninas do ensino fundamental?
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p2936-2957Palavras-chave:
Futsal Feminino. Futsal Escolar. Participação Feminina. Ensino Fundamental.Resumo
A história das mulheres no esporte brasileiro sempre foi marcada por persistências e rupturas, somente a partir das primeiras décadas do século XX a participação feminina se ampliou e consolidou. No ambiente escolar a história se repete, as meninas enfrentam barreiras e preconceitos ao praticar o futsal. Esta pesquisa tem como objetivo identificar através de uma revisão bibliográfica como é vista participação das meninas do ensino fundamental nas aulas de educação física, quando se aplica o conteúdo futsal. Bem como investigar o interesse das meninas pelas aulas de futsal; analisar se há restrição nesta participação e identificar qual a percepção dos meninos a respeito da participação das meninas. Realizou-se uma revisão sistemática buscando-se estudos nas bases de dados, Lilacs, Periódicos Capes; e Google acadêmico, com temas relacionados à participação feminina nas aulas de futsal, que atendiam os critérios de inclusão. Para a busca foi considerado publicações no período de 2014 a 2020. Foram incluídos 5 estudos que apresentaram: a participação e interesse das meninas, a resistência dos meninos quanto a esta participação e a restrição na participação feminina nas aulas de Futsal. As evidências identificadas demonstram a pouca participação das meninas nas aulas de futsal, principalmente pela ausência de incentivo.
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