Biossegurança no Atendimento Odontológico Pós Pandemia na Amazônia
Desafios e Perspectivas Regionais
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p2261-2274Resumo
A pandemia de COVID-19 causou alterações significativas nas práticas da odontologia, exigindo a revisão e o fortalecimento dos protocolos de biossegurança. A alta transmissibilidade do SARS-CoV-2 tornou essencial a implementação de medidas extras de proteção, como o uso expandido de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a criação de barreiras físicas, o controle de aerossóis, a reestruturação do fluxo de pacientes e o reforço das práticas de desinfecção e esterilização. Este estudo, de natureza qualitativa e exploratória, baseado em revisão bibliográfica e documental, teve como objetivo examinar os desafios e as perspectivas da biossegurança no atendimento odontológico após a pandemia, com foco nas particularidades da região amazônica. Além de documentos oficiais de entidades reguladoras da Odontologia e da saúde pública, foram analisadas bases de dados científicas nacionais e internacionais no período de 2020 a 2025. Os resultados mostram que, embora tenha havido progressos no fortalecimento da cultura de prevenção e na adoção de inovações como a teleodontologia, ainda existem desafios consideráveis na Amazônia, ligados à falta de infraestrutura, à logística de fornecimento de materiais e às disparidades no acesso à saúde bucal. Enquanto comunidades ribeirinhas e indígenas ainda enfrentam desafios geográficos e falta de recursos básicos, clínicas universitárias e serviços públicos enfrentaram altos custos para adquirir EPIs e adaptar seus ambientes. A consolidação da biossegurança no cenário pós-pandemia deve ser entendida não só como a observância de normas técnicas, mas também como um compromisso ético e social que abrange a educação continuada, investimentos públicos e políticas inclusivas que atendam às realidades regionais.
Palavras-chave: Amazônia; Biossegurança; COVID-19; Odontologia; Saúde Pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Larisa Batista Rebouças, Dimas Melo Gonçalves, Neuma Medeiros Pessoa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.