Redes Complexas para Extração de Padrões em Análise de Temperamento em Redes Sociais
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p2188-2201Resumo
Introdução: O temperamento, natureza geral do estado emocional de um indivíduo, é influenciado pelo uso de redes sociais, onde usuários exibem padrões de comportamento que podem formar comunidades. A análise desses padrões é crucial para entender a relação entre o ambiente digital e o bem-estar do usuário. Objetivos: Este trabalho visa analisar dados de comportamento de usuários do Instagram para extrair padrões e identificar comunidades semanticamente relevantes, correlacionando-os com os temperamentos dos usuários, avaliados pela ferramenta TEMPS-RIO. Metodologia: A partir de uma base de dados real, foi realizada uma análise estatística para selecionar características comportamentais relevantes. Utilizou-se uma métrica ponderada para construir uma rede complexa e o Algoritmo de Louvain para otimizar a detecção de comunidades. Conclusão: Os resultados demonstram que é possível inferir padrões e comportamentos comunitários a partir de dados descritivos de uso de redes sociais. O método proposto conseguiu agrupar usuários com temperamentos semelhantes, melhorando a interpretabilidade da rede e aumentando a modularidade, uma medida de qualidade da partição, em quase 50%, validando a hipótese de que comportamentos online refletem traços temperamentais subjacentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pedro Henrique Marra Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.